A temporada de cruzeiros 2018/2019 teve aumento de cerca de 19% no movimento de passageiros em Santos. Encerrada em abril, a estação teve sete pontos percentuais de crescimento acima do inicialmente previsto.
Com cinco navios em escalas regulares e seis com passageiros em trânsito, 2018/2019 foi a terceira temporada consecutiva com números positivos. Passou de 471.702 turistas em 2016/2017 para 530.497 em 2017/2018 e, agora, totaliza cerca de 603 mil passageiros. Os números contabilizam embarque, desembarque e trânsito, e são estimados pelo Concais.
Entre novembro de 2018 e abril de 2019, 70 dias tiveram ao menos um navio atracado no Terminal Marítimo de Passageiros Giusfredo Santini, o Concais. Do total, sete dias tiveram três embarcações, 14 tiveram dois e 49 dias contarão com a atracação de apenas um.
Em todo o Brasil, a temporada contou com sete navios em temporada regular pelo país. Destes, cinco vieram a Santos realizar embarques. A MSC Crociere trouxe três navios, o MSC Seaview, maior a vir ao país, com capacidade para 5.429 passageiros, o MSC Poesia e o MSC Fantasia. Já a Costa Crociere trouxe o Costa Favolosa, enquanto a Pullmantur baseou o Sovereign em Santos.
Escalam em trânsito trouxeram 16 mil turistas
Em Santos, os seis navios em trânsito realizaram 11 escalas, levando cerca de 15.873 turistas à cidade. Em grande maioria estrangeiros, os passageiros tiveram a oportunidade de conhecer a cidade com passeios no Centro Histórico, na orla e nos shoppings. As excursões foram organizadas por agências de turismo ou por iniciativa própria dos passageiros.
Um navio em trânsito foi justamente o responsável por encerrar a temporada em 13 de abril. Operadora pela Oceania Cruises, o Sirena tem capacidade para 684 passageiros, que foram recepcionados pelo Clube do Choro no Concais.
Além do Sirena, o Marina, também da Oceania Cruises, esteve em Santos. Os outros navios em trânsito foram o Prinsendam, da Holland America Line, o Celebrity Eclipse, da Celebrity Cruises e o Azamara Pursuit, da Azamara Club Cruises. A Regent Seven Seas também marcou presença com o Seven Seas Explorer.
Texto (©) Copyright Daniel Capella (adaptado de PMS) / Imagens (©) Copyright Daniel Capella