Fórum CLIA: MSC quer continuar trazendo navios novos para o Brasil

0

Conversando com o Portal WorldCruises.com durante o III Fórum CLIA Brasil, em Brasília, Adrian Ursilli, o country manager da MSC no Brasil, fez um panorama do momento atual de sua companhia no país. Prestes a acrescentar um novo porto-base a seu portfólio, a MSC Crociere planeja transportar mais de 230 mil passageiros no Brasil na próxima temporada. 

“Com o MSC Sinfonia saindo de Itajaí, aumentaremos em 15% a oferta de cabines em relação a temporada passada. As vendas estão de acordo com o esperado, ou seja, com a metade de ocupar 100% as 117 mil cabines que iremos oferecer para o mercado brasileiro”, disse Ursilli. Será a primeira vez desde 2015/2016, que a companhia terá cinco navios operando no país simultaneamente. 

Com Sinfonia, Brasil ganha protagonismo

Ursilli durante um dos painéis do evento

Como noticiado por nós na época, a vinda do Sinfonia chegou a ser suspensa no final do ano. Preocupada com a crise econômica na Argentina, a companhia considerou manter o navio na Europa na época da estação nacional. “No final das contas, tinha um desenho e, quando ele foi repensado, criamos algo que favoreceu o Brasil já que aumentamos as cabines de embarque em Itajaí e Santos”, explicou o gerente da MSC. 

Originalmente, o foco da companhia era captar mais passageiros na Argentina, em itinerário que não incluía passagem por Santos. “O roteiro inicial era Itajaí e outro destino com 80% das cabines embarcando na Argentina e Uruguai. Agora é o contrário, o Brasil ficou com 80% e ganhou mais protagonismo”, acrescentou. 

Ursilli destacou ainda o papel da CLIA na viabilização da quarta embarcação no país. “Esse fórum, por exemplo, trata justamente de conquistar para nós os navios que estão por aí. Aquele navio estava mais na Argentina, aconteceu o problema, ele estava voltando para a Europa e nós o retrouxemos para o Brasil”, disse ele.

Além do Sinfonia, a MSC terá o Seaview, o Fantasia e o Poesia embarcando passageiros no Brasil. Um quinto navio, o Musica, partirá de Buenos Aires com destino ao país. 

Planos para 2020/2021 ainda não estão totalmente definidos

MSC Preziosa deve retornar ao país

Com relação ao futuro, Ursilli foi menos incisivo. “Estamos estudando ainda 2020/2021, não temos o programa totalmente definido”, disse. 

Como noticiado por nós há cerca de um mês, a companhia confirmou internacionalmente a vinda de três navios, o MSC Preziosa, o MSC Fantasia e o MSC Orchestra. A expectativa, no entanto, é que a MSC ainda anuncie a vinda do MSC Grandiosa – um dos maiores e mais novos navios da frota e que ainda não tem destino definido para o período. 

Questionado sobre a possibilidade, Ursilli não mencionou o navio diretamente, mas deixou uma dica. “Da mesma maneira que trouxemos 13 novos navios para o Brasil, incluindo o Seaview, queremos continuar trazendo estes navios novos. Se a economia, as vendas e a ocupação da temporada caminharem no ritmo que estamos esperando se confirmarem, pretendemos continuar aumentando nossa capacidade e oferta”, afirmou. 

Ainda de acordo com o diretor, o plano definitivo para a temporada deve ser anunciado na próxima ABAV. O congresso acontece entre 25 e 27 de setembro, em São Paulo. 

III Fórum CLIA Brasil reúne setor em Brasília

O III Fórum CLIA Brasil, aconteceu no último dia 28, na sede do Ministério do Turismo, em Brasília. O evento reuniu o setor de cruzeiros brasileiros com autoridades envolvidas na operação, além de portos, destinos e outros interessados na área. 

Destaque para a participação do Ministro do Turismo, Marcelo Álvaro Antonio bem como da presidente global da CLIA, Kelly Craighead. 

Texto e Imagens (©) Copyright Daniel Capella 

Compartilhar

Deixe um comentário:

Por favor, escreva seu comentário!
Preencha seu nome aqui