Zaandam abre temporada em Santos neste domingo

0

Com a chegada do Zaandam, da Holland America Line, será aberta oficialmente domingo (17) a temporada de cruzeiros em Santos. De acordo com a Prefeitura, até 14 de abril, cerca de 627 mil turistas – 3,8% a mais do que a de 2018/2019 – circularão no Terminal Marítimo de Passageiros Giusfredo Santini-Concais durante a estação. 

Oito navios estarão em trânsito, e seis farão escalas regulares, isto é, com embarques e desembarques no terminal marítimo. A Setur (Secretaria de Turismo de Santos) manterá um Posto de Informações Turísticas (PIT), com recepcionistas bilíngues e folheteria, nos dias em que houver atracação de navios 

O Volendam, também da Holland America, é o único a estrear em Santos nesta temporada. Com capacidade para 1.432 passageiros, o navio atraca em 19 de fevereiro, procedente de Buenos Aires (AR). A parada é parte de um cruzeiro de circo-navegação das Américas, com 78 noites de duração. A viagem começa em Ford Lauderdale (EUA) em 5 de janeiro.

Outra novidade desta temporada é o retorno, após um hiato de 10 anos, do MSC Sinfonia. Há cerca de quatro anos, o navio foi totalmente repaginado e também ampliado, com 25 metros de comprimento adicionais.  

O MSC Seaview também retorna a Santos. Maior na costa brasileira, o navio tem  capacidade para 5.429 hóspedes e foi lançado ao mar em junho do ano passado. No fim do mesmo ano, fez sua estreia no porto.

Principal porto de embarques do país

Santos é a capital nacional dos cruzeiros marítimos e o mais importante porto para embarque de passageiros do país. A operação registra, pelo terceiro ano consecutivo, crescimento na movimentação de turistas.

Na temporada 2017/2018, o terminal do Concais movimentou 503.497 passageiros, número 12% maior que o do período anterior. Já na temporada 2018-2019, foram 604.262 turistas, o que representa um aumento de 14%. O aumento de passageiros navegando na costa brasileira deverá ser em torno de 6%, de acordo com estimativas do setor.

“Santos se transforma em uma vitrine, mostrando suas atrações e belezas a turistas, sobretudo estrangeiros em trânsito, que, de outra forma, talvez nem pensassem em conhecer a cidade”, comentou o secretário de Turismo Odair Gonzalez.

Ainda de acordo com o secretário, a cidade tem visto aumentar o número de passageiros circulando pelo Centro Histórico, passeando nos bondes e conhecendo equipamentos turísticos como os museus Pelé e do Café, e o Monte Serrat.

Texto (©) Copyright Prefeitura de Santos (adaptado) / Imagens (©) Copyright Daniel Capella

Compartilhar

Deixe um comentário:

Por favor, escreva seu comentário!
Preencha seu nome aqui