O Costa Victoria deve se despedir da frota da Costa Crociere ainda este ano. Sem programação para a temporada 2020/2021, a embarcação deve ser vendida para outro operador.
Hoje um dos navios mais antigos da frota, o Costa Victoria foi inaugurado em 1996. É o último navio clássico da frota da Costa que segue em operação pela companhia italiana na Europa. Construído na Alemanha, foi projetado ainda sob supervisão da família Costa – que fundou a companhia de navegação ainda nos anos 1850.
Posteriormente, no final dos anos 1990, a Carnival Corporation assumiu o controle da empresa italiana, passando a projetar seus navios, que compartilham projetos e outras características com outras marcas do grupo. A Carnival controla, ao todo, nove diferentes companhias de cruzeiro.
Sem gêmeo, o Victoria foi projetado com base nos gêmeos Costa Classica (foto) e Costa Romantica, inaugurados no começo dos anos 1990. O navio tem capacidade para cerca de 2,300 passageiros e pouco mais de 75,000 toneladas.
Além do Victoria, a Costa havia encomendado um gêmeo para 1997, que deveria ter sido batizado Costa Olympia. O navio, no entanto, nunca foi finalizado, já que o estaleiro responsável pela construção faliu. O casco acabou vendido para a NCL e foi adaptado para dar origem ao Norwegian Sky.
Com a saída do Victoria, o único navio na frota construído na época pré-Carnival será o Costa neoRomantica. Modernizado, o navio não mantém mais suas características originais, que foram totalmente alteradas em uma reforma em 2012. Posteriormente, foi dedicado a cruzeiros na Ásia, onde se encontra atualmente.
Em processo de modernização bem como enxugamento da frota, a Costa deve perder um total de 5 navios até 2021.
Nova carreira na Índia?
A maior candidata a compradora do Costa Victoria parece ser a Jalesh Cruises, start-up da Índia. A companhia, que iniciou operações em 2019, já comprou outro navio da Carnival Corp, o antigo Pacific Jewel. Agora nomeada Karnika, a embarcação realiza cruzeiros a partir de Mumbai e Goa bem como Dubai, em viagens voltadas ao mercado indiano.
Em entrevista para a mídia indiana, a companhia afirmou que pretende aumentar a frota este ano. De acordo com o Cruise Industry News, a Jalesh deve adquirir um novo navio para começar a operar em outubro.
O mês é o mesmo marcado para a despedida do Costa Victoria da frota da Costa Crociere.
Texto (©) Copyright Daniel Capella / Imagens (©) Copyright Daniel Capella e Jalesh