Uma das maiores companhias de cruzeiro da Inglaterra, a Marella Cruises definiu um plano radical para retomar seus embarques. Parte do grupo alemão TUI Ag, a marca irá revisar roteiros das próximas três temporadas e só deve voltar a ter todos seus navios em operação na metade de 2021. As medidas estão relacionadas à pandemia da COVID-19, que levou o setor de cruzeiros mundial a uma parada total.
Além disso, irá antecipar a aposentadoria de um de seus navios, o Marella Celebration.
Com as alterações, a Marella pretende voltar a operar, caso seja seguro, com três navios no atual verão europeu. Quando os cruzeiros pararam em março, a frota da companhia contava com seis embarcações.
No momento, o plano é reativar o Marella Explorer, o Marella Explorer 2 e o Marella Discovery a partir de julho.
Os navios oferecerão roteiros a partir do Reino Unido, da Grécia e da Ilhas Baleares, na Espanha. Os cruzeiros que aconteceriam a bordo do Marella Dream, do Marella Discovery 2 e do Marella Celebration foram cancelados.
Temporada 2020/2021
No final do inverno europeu, um quarto navio voltará a operar, o Marella Discovery 2. A partir de março, o ex-Legend of the Seas assume os roteiros que seriam operados pelo Marella Celebration, partindo de Chipre. Anteriormente, o navio tinha prevista uma temporada pela Ásia, que foi cancelada por completo.
Outras mudanças de itinerário incluem o atraso de parte da temporada no Caribe. Antes prevista para dezembro, a estação na região do Marella Discovery começará apenas em fevereiro.
As programações do Marella Explorer, que inclui cruzeiros pelas Canárias, e do Marella Explorer 2, também no Caribe, estão mantidas.
Verão Europeu 2021
No verão europeu de 2021, o Marella Dream volta a operar, completando a frota da companhia. O navio manterá seus roteiros previstos, assim como o Marella Dream, o Marella Discovery 2 e o Marella Discovery.
Este último, inclusive, realizará cruzeiros pela Costa Leste dos EUA. Será a primeira vez que a companhia realiza itinerários na região, voltados a seus passageiros ingleses. As viagens partem de Port Canaveral, e visitam cidades como Nova Iorque, Charleston e Norfolk, além de Tampa, Key West e Miami.
Já o Marella Explorer 2 assumirá os itinerários do Marella Celebration, com embarques em Dubrovnik, na Croácia. Por conta da mudança, a companhia deixará de realizar os cruzeiros partindo de Nápoles, na Itália, que aconteceriam a bordo do Explorer 2.
Marella Celebration deveria deixar frota apenas em 2024
Agora fora dos planos da Marella, o Celebration tinha sua saída da frota programada para 2024. Comissionado em 1984, o navio estava na companhia há mais de 15 anos.
Com seu nome original, Noordam, a embarcação foi construída para a Holland America Line, companhia que serviu até 2005. Seu único gêmeo, o Marella Spirit também operava pela Marella e foi vendido como sucata em 2018.
De pequeno porte, o Celebration tem capacidade para até 1,350 passageiros, além de 33,933 toneladas. A Marella Cruises não anunciou qual o futuro do navio, que pertence ao grupo TUI.
Também construído nos anos 1980, o Marella Dream também tinha sua aposentadoria programada para 2024. O restante da frota da companhia foi construída na segunda metade dos anos 1990.
Texto (©) Copyright Daniel Capella / Imagens (©) Copyright Marella Cruises