Um dos principais pontos sendo estudado pelas companhias no retorno dos cruzeiros é a interação entre os passageiros e os portos de escala. Ainda que um novo protocolo de segurança possa garantir que só passageiros saudáveis embarquem, como garantir que não haverá contaminação durante as paradas do itinerário?
A solução encontrada pela MSC foi, em um primeiro momento, permitir apenas desembarque controlado, em excursões planejadas pela própria companhia. “Temos a ambição de criar uma bolha saudável, apenas com pessoas saudáveis”, disse Gianni Onorato, CEO da MSC Crociere.
Para isso, os passeios em terra contarão com os mesmos parâmetros de segurança empregados a bordo. A MSC irá garantir que os meios de transporte utilizados passem por desinfecção frequente, e que guias de turismo e motoristas estejam saudáveis e sigam as normas de segurança adequadas.
A regra também valerá para os tripulantes, que poderão desembarcar nos portos, mas apenas nos passeios organizados pela MSC.
Com a mudança as excursões passarão a estar incluídas no preço do cruzeiro. A quantidade de passeios disponível sem custo adicional dependerá da categoria experiência escolhida pelo passageiro no momento da reserva. Além disso, o preço individual de cada tour foi reduzido.
Até 5 excursões incluídas no valor do cruzeiro
Onorato explicou que o número de excursões incluídas será diretamente proporcional ao valor da tarifa. A mais barata, conhecida como Experiência Bella, dará direito a apenas uma excursão em terra. Já a Experiência Fantastica incluirá dois passeios, enquanto a Aurea trará três excursões e a Yacht Club trará cinco opções.
O CEO não explicou se a quantidade de excursões estará disponível por porto ou para todas as paradas. Os passageiros que quiserem reservar passeios adicionais, no entanto, poderão comprá-los por um valor reduzido.
De acordo com Onorato, será vendido um pacote com 3 excursões por €100.
MSC Grandiosa visita Itália e Malta, enquanto MSC Magnifica passa por Itália e Grécia
A MSC já definiu os itinerários que irá operar no retorno. Em um primeiro momento, a companhia voltará a navegar apenas no Mediterrâneo, com apenas dois navios, o MSC Grandiosa e o MSC Magnifica.
Enquanto o primeiro navegará pelo Mediterrâneo Ocidental, o segundo navegará no Mediterrâneo Oriental.
As datas para retomada ainda não foram confirmadas, já que ainda dependem de aprovação das autoridades italianas. Os roteiros, no entanto, já estão prontos.
De acordo com Onorato, o MSC Grandiosa partirá de Gênova, em cruzeiro de 7 noites. O itinerário inclui paradas em Civitavecchia, Napoli, Palermo e Valletta. Já o MSC Magnifica ficará baseado em Bari, passando por Trieste, Katakolon, Piraeus e Corfú.
E executivo ainda explicou que os portos escolhidos já autorizaram a operação dos navios, tendo definido protocolos de resposta à possíveis casos de COVID-19.
Texto e Imagens (©) Copyright Daniel Capella
No ínicio da pandemia, fiz um cruzeiro de Carnaval pela MSC, saindo de Santos, no máximo que fizeram foi me dar uma ficha para responder sobre o estado de saúde das pessoas da minha cabine e depois entreguei no check-in mais nada.
Já aqui no RJ no carnaval, a MSC tbm deu essa ficha e nos colocou de frente para uma câmera no qual viam nossa temperatura de corpo inteiro. Por conta disso, levei 3 horas para embarcar, só passava de 5 em 5 pessoas para medir a temperatura.