Sem alterações oficiais até o momento, a próxima temporada sul-americana da Costa Cruzeiros pode estar emaçada. A estação, que deveria começar em dezembro e contar com três navios, já vinha sendo alvo de rumores há algum tempo. Nessa sexta-feira (5/9), a suspeita de que a companhia irá cancelar ao menos parte dos seus itinerários na região voltou a ganhar força.
Enquanto o portal espanhol Hosteltur afirma que a estação local foi totalmente cancelada, o site oficial da companhia deixou de exibir a maior parte dos roteiros que seriam realizados em Brasil, Argentina e Uruguai. No momento, um único cruzeiro da estação é exibido na ferramenta da reservas da Costa Cruzeiros.
Marcada para o Costa Fascinosa, a viagem de sete noites tem previsão de embarque para 17 de Março de 2021, em Salvador. Todos os outros itinerários que seriam realizados na região com o Costa Luminosa, o Costa Pacifica e o próprio Costa Fascinosa foram retirados.
Enquanto alguns roteiros da temporada 2021/2022 foram acrescentados, as travessias Europa – Brasil e vice-versa da próxima estação também não estão sendo exibidas.
A ausência dos roteiros pode estar relacionada a outros fatores, como atualização de inventário ou outras alterações pontuais, o momento em que o desaparecimento ocorre, no entanto, parece validar a reportagem da Hosteltur.
Tradicional, o site espanhol de turismo afirma ter conseguido acesso a emails internos da companhia que confirmam o cancelamento. “A situação sanitária do Brasil e da Argentina não é ideal e a experiência a bordo não seria a esperada, já que seria necessário cumprir todos os protocolos de segurança sanitária”, teria dito a equipe da Costa.
Cruzeiros apenas no Brasil
Ainda segundo o portal, a companhia teria considerado cancelar apenas parte de suas operações, deixando de visitar a Argentina e o Uruguai e mantendo os cruzeiros no Brasil, mas a hipótese também teria sido descartada.
A possibilidade figurava em um plano para retomada da Costa que foi elaborado pela companhia em junho e ao qual o Portal WorldCruises.com teve acesso. Como publicamos na época, a companhia previa ter apenas o Costa Fascinosa na região, enquanto Costa Luminosa e Costa Pacifica seguiriam para outros destinos ao redor do mundo.
O navio operaria apenas com embarques em Santos, realizando roteiros rumo a Bahia e com capacidade reduzida, além de regras de distanciamento e uso obrigatório de máscaras a bordo.
Atualização 7/9: Cancelamento é confirmado
Como esperado, a Costa enviou um comunicado sobre a temporada nesta segunda-feira (7/9). Nele, a companhia italiana cancela oficialmente todos os seus itinerários na América do Sul, incluindo aqueles que seriam realizados pelo Costa Fascinosa no Brasil.
Clique aqui ou no link a baixo para ler mais.
Texto (©) Copyright Daniel Capella (com info de Hosteltur) / Imagens (©) Copyright Daniel Capella e Costa Crociere
Pois é … Só quero meu dinheiro de volta, pois eu tinha um Cruzeiro prá Argentina com o Costa Fascinosa, que foi cancelado … E até agora a Costa Cruzeiro não me deu nenhuma satisfação. Muita falta de consideração com o cliente.