Pioneiro da indústria de cruzeiros e fundador da NCL morre aos 91 anos

0
Knut Kloster a bordo do SS Norway

Pioneiro do mercado de cruzeiros, o norueguês Knut Kloster faleceu no último dia 20, aos 91 anos de idade. Um dos fundadores da Norwegian Cruise Line, o executivo foi um dos responsáveis por idealizar as viagens da forma como são realizados atualmente e é considerado um dos pais da indústria de cruzeiros moderna.

Nos anos 1960, quando as viagens de lazer em navios ainda eram realizadas, no geral, esporadicamente e em antigos navios transatlânticos, Kloster reimaginou o produto com a então Norwegian Caribbean Line. Em associação com Ted Arison, quem depois fundaria a Carnival Cruise Line, o norueguês encomendou alguns dos primeiros navios projetados exclusivamente para cruzeiros da história. 

Além disso, converteu um dos maiores navios do mundo na época para a realização de cruzeiros. Em 1979, a Norwegian Cruise Line comprou o SS France, antigo transatlântico francês, e o transformou em SS Norway. Em sua carreira de 25 anos navegando pela NCL, o navio se tornou um dos mais famosos e populares do mundo, ainda hoje ocupando o imaginário coletivo. 

SS Norway foi um dos maiores navios de cruzeiro do mundo

Além da NCL, o executivo norueguês também realizou papel importante em diversas outras companhias, incluindo a Royal Viking Line, a Royal Cruise Line e a Orient Lines. 

Norwegian Cruise Line homenageia seu fundador

Para reverenciar a história de Kloster, a Norwegian Cruise Line enviou um comunicado a imprensa destacando seu papel na indústria de cruzeiros. Confira:

“Em sua homenagem a empresa irá dedicar uma seção de seu terminal ainda a ser inaugurado em PortMiami em Miami, Flórida. Além disso, introduzirá um prêmio anual de reconhecimento de membro da equipe em memória de seu espírito humanitário, ambientalista e inovador.

“Estamos extremamente tristes pela perda do visionário que não só deu vida à nossa empresa, mas também à nossa indústria”, disse o presidente e CEO da Norwegian Cruise Line Holdings, Frank Del Rio. “Knut foi um pioneiro em nosso setor e certamente à frente de seu tempo, explorando todas as oportunidades de estar na vanguarda e romper barreiras. Sua paixão foi além de navegar, com contribuições para causas sociais, culturais, humanitárias e ambientais em todo o mundo”, acrescentou.

A influência de Kloster na empresa e na indústria é profunda. A partir de 1966, ele atendeu à crescente demanda da América por viagens internacionais, oferecendo cruzeiros de ida e volta do então nascente Porto de Miami no M/S Sunward, navio de 550 passageiros, no processo de criação da moderna indústria de cruzeiros que conhecemos hoje. Suas inovações continuaram, criando a primeira ilha privada da indústria em Great Stirrup Cay e lançando o primeiro mega-navio da indústria no Caribe com o SS Norway.

De Oslo a Miami

Nascido em Oslo, Noruega, em 1929, Kloster se tornou o chefe da empresa de navegação de sua família desde muito jovem. Em um esforço para diversificar, ele expandiu as operações para incluir um navio de passageiros para viagens a Gibraltar e Marrocos. O plano, no entanto, acabou prejudicado por eventos geopolíticos na região.

Pouco depois, ele receberia uma comunicação fortuita de um certo Ted Arison, convidando-o a ir a Miami para inspecionar as instalações e talvez reposicionar seu M/S Sunward no Caribe. Assim, logo foi formada a Norwegian Caribbean Lines e, em dezembro de 1966, partiu a primeira viagem de Miami para Nassau, nas Bahamas,  dando início a uma nova era de cruzeiros.

Apesar de ser um titã da indústria, ele era mais conhecido por seu caráter extraordinário. Defendia uma crença inabalável de que o sucesso comercial duradouro dependia da responsabilidade social e ambiental, tanto quanto da responsabilidade financeira.

Perfil humanitário

Além de sua profunda consideração e cuidado com o meio ambiente, Kloster era um humanitário. Com tripulações de origens multinacionais, ele desenvolveu uma cultura de inclusão e compreensão a bordo de seus navios. Por seus esforços, ele recebeu permissão das Nações Unidas para hastear sua bandeira no topo do mastro do SS Norway.

“O legado de Knut Kloster vive em toda a indústria de cruzeiros com cada novo navio que é lançado e cada inovação que é introduzida. É com muito orgulho e um enorme senso de responsabilidade que continuamos com a visão que ele criou há muitos anos. O design do Pearl of Miami, nosso icônico terminal de última geração em PortMiami, se inspirou nos “navios brancos” que definiram o crescimento de nossa empresa no final dos anos 1960, portanto, é justo que dediquemos o principal salão do Pearl of Miami como Kloster Hall em sua memória. A maior contribuição do Sr. Kloster para a nossa empresa e para a indústria foi sua propensão para a inovação e estou orgulhoso de estabelecer o Prêmio Knut Kloster Team Member para Inovação, um prêmio de $ 10.000 a ser oferecido anualmente a um membro da equipe do navio ou de terra que tenha consistentemente demonstrado os ideais de inovação da nossa empresa”, completou Del Rio”

Texto (©) Copyright Daniel Capella e NCL / Imagens (©) Copyright Cruise Industry News e Photography.np

Compartilhar

Deixe um comentário:

Por favor, escreva seu comentário!
Preencha seu nome aqui