
O SS United States navegou junto ao Utopia of the Seas durante sua última viagem. Prestes a ser afundado propositalmente no Golfo do México, o transatlântico dos anos 1950 cruzou com a moderna embarcação da Royal Caribbean International na costa da Flórida, nos Estados Unidos.
Realizando mini-cruzeiro pelas Bahamas, o Utopia é um dos maiores navios de cruzeiro do mundo e entrou em operação em 2025.
Ao tomar conhecimento da proximidade o United States, o comandante da embarcação – que tem capacidade para quase dez mil pessoas – desviou sua rota para prestar uma homenagem.
“Esses passageiros tiveram um lugar na primeira fila para um momento histórico único na vida,” disse a Royal Caribbean em uma postagem em suas redes sociais.

“Um agradecimento ao capitão e à tripulação do Utopia of the Seas pela manobra que permitiu que passageiros e tripulação prestassem uma última homenagem ao SS United States em seu caminho para descansar em mais um recorde mundial,” acrescentou a empresa.
Após quase 30 anos atracado na Filadélfia, o antigo transatlântico precisou deixar o cais onde se encontrava e foi adquirido pelo Condado de Okaloosa no final de 2023.
O departamento de turismo da região na região, que fica na costa da Flórida, pretende transformar o SS United States no maior recife artificial do mundo.
Comissionado em 1952, o antigo navio também detém, até os dias atuais, o recorde pela mais rápida viagem de travessia entre Southampton, na Inglaterra, e Nova York, nos Estados Unidos.
“Desde sua viagem inaugural na década de 1950, ainda mantém recordes inquebráveis de velocidade e atraiu décadas de celebridades e viajantes ao longo dos anos,” acrescentou a Royal Caribbean.
Última viagem
Desativado desde 1969, o SS United States deixou a Filadélfia no final de fevereiro, após quase 30 anos atracado no porto norte-americano.
Rebocado, o navio viajou 1,8 mil milhas náuticas até Mobile, no Alabama, onde será preparado para operação de afundamento assistida no Golfo do México.
Os preparativos devem levar cerca de um ano e incluem remoção de substâncias nocivas ao meio ambiente, além da retirada de partes históricas do navio, como suas chaminés e ponte de comando.
O SS United States será então submergido a cerca de 20 milhas da costa de Destin, na Flórida, onde deve se tornar o maior recife artificial do mundo.
Após 12 dias em alto-mar, transatlântico dos anos 1950 chega ao Alabama para ser afundado
Texto (©) Copyright Daniel Capella / Imagens (©) Copyright Royal Caribbean e Condado de Okaloosa