A MSC Cociere irá instalar um novo sistema de higienização do ar em seu próximo navio, o MSC Seashore. De acordo com a companhia, o equipamento é inovador, será o primeiro em um navio de cruzeiro e primará pelo avanço e tecnologia.

Batizado ‘Safe Air’, o sistema será instalado no MSC Seashore, terceiro navio da classe Seaside, atualmente em construção no estaleiro Fincantieri, em Monfalcone, na Itália. Com entrega prevista para julho de 2021, o navio será uma versão maior e mais avançada dos dois navios originais da classe e, por isso, será classificado como Seaside Evo.

“O anúncio é mais um passo à frente no compromisso contínuo da MSC com a saúde e segurança, demonstrado mais recentemente em agosto, quando se tornou a primeira grande companhia de cruzeiros do mundo a retornar ao mar”, disse a companhia em um comunicado a imprensa.

Uso de luz UV-C

MSC Seashore está em construção no estaleiro Fincantieri, da Itália

O sistema de higienização ‘Safe Air’ foi desenvolvido pelos designers e técnicos do Fincantieri e pelo laboratório de virologia do Centro Internacional de Engenharia Genética e Biotecnologia, da Itália.

O sistema é baseado em tecnologia UV-C, usando lâmpadas que emitem raios ultravioleta do tipo C. Aplicada em combinação com o sistema de ar condicionado do navio, a tecnologia lança os raios na fonte do ar condicionado, com uma luz de onda curta que atinge partículas orgânicas e previne a circulação de contaminantes atmosféricos como vírus, bactérias e mofo.

Ainda de acordo com a MSC, o novo sistema acrescenta ao seu novo protocolo de saúde e segurança, que permitiu retomar cruzeiros mesmo em meio a pandemia de COVID-19.

Com os novos padrões, o MSC Grandiosa está em operação desde 16 de agosto, quando retomou os cruzeiros de sete noites pelo Mediterrâneo Ocidental. O navio já completou nove cruzeiros, com um total de mais de 16.000 hóspedes. Posteriormente, em 19 de outubro, um segundo navio, o MSC Magnifica, entrou em operação.

Tecnologia ambiental avançada

MSC Seashore também contará com tecnologias verdes

O MSC Seashore – como todos os novos navios da empresa – também trará soluções para reduzir sua pegada ambiental. Isso inclui, um sistema de redução catalítica seletiva (SCR) bem como um sistema avançado de tratamento de águas residuais (AWT).

O SCR reduz as emissões de óxido de nitrogênio em 90% por meio de tecnologia de controle de emissões ativas. Já os sistemas AWT conduzem as águas residuais por um processo de purificação e filtragem que as transforma em água próxima da qualidade da água de torneira.

O MSC Seashore ainda contará com a tecnologia ‘shore-to-ship’. Também conhecido como ‘cold ironing’, o sistema permite que o navio se conecte com redes de energia locais enquanto está atracado. Com isso, deixa de queimar combustível, reduzindo ainda mais as emissões atmosféricas.

Com cerca de 170 mil toneladas, o MSC Seashore terá capacidade para mais de 5,000 passageiros. As características o colocam como um dos maiores navios já construídos na Itália.

Em sua temporada inaugural, viajará pelo Mediterrâneo, seguindo, posteriormente, para o Caribe. 

Em 2022, o navio ganha um gêmeo – ainda sem nome ou itinerários definidos. 

Texto (©) Copyright MSC (adaptado) / Imagens (©) Copyright MSC

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *