
Atualizado em Junho de 2022
Vendido como sucata no começo de 2021 , o ex-Costa Victoria se tornou um dos mais novos navios de cruzeiro a serem demolidos nos últimas décadas. Comissionado em 1996, a embarcação estava em serviço há apenas 25 anos – aproximadamente metade da vida útil de um navio de cruzeiro.
De acordo com dados da Cruise Industry News, a idade média dos navios que foram aposentados ou demolidos nos últimos 20 anos é de 54 anos. Se forem levados em conta os navios que acabaram demolidos também precocemente por conta da COVID-19 em 2020, a idade cai para 50 anos.

Conhecido por seus interiores sóbrios e elegantes, o Victoria combinava modernidade e tradição. Último navio inaugurado pela Costa Crociere antes de sua venda para a Carnival Corporation, tinha capacidade para cerca de 2,250 passageiros, além de 76 mil toneladas.
Despedida: reveja os interiores do Costa Victoria, que foi demolido em 2021
Construído pelo estaleiro Bremer Vulkan da Alemanha, era um navio único já que não tinha gêmeos.
Para marcar a despedida do navio – que marcou época no Brasil e realizou diversas temporadas nacionais – resgatamos imagens de uma visita a bordo em 2012. Na ocasião, o correspondente Rui Agostinho registrou as áreas públicas do navio em Lisboa, pouco depois de uma travessia Brasil – Europa.
Confira as imagens:






























Texto (©) Copyright Daniel Capella / Imagens (©) Copyright Daniel Capella e Rui Minas
muito triste
Meu último contrato foi nele, vai deixar saudades, trabalhei como fotógrafo, ainda exerço o ofício, fiz temporada asiática, China, Japão, Taiwan e Hong Kong.
Um dos meus melhores cruzeiros foi a bordo deste navio belíssimo, com amplas áreas públicas e decoração sofisticada. Os navios da costa ficaram extremamente bregas após a compra pela Carnival. Ainda não entendo como um navio tão novo e lindo ir pra sucata e não ter encontrado um comprador. Vai deixar muitas saudades.