Após duas companhias cancelarem seus roteiros locais, o Portal WorldCruises.com pesquisou o status atual das temporadas das principais companhias que pretendem atuar na América do Sul em 2021/2022.
Confira, companhia a companhia, seus planos e eventuais mudanças ou cancelamentos:
Costa
A temporada 2021/2022 na América do Sul segue confirmada pela Costa Crociere. A companhia italiana pretende chegar ao país em novembro, mantendo dois navios na região até meados de abril.
Há pouco mais de um mês, no entanto, a marca optou por alterar os navios que visitariam a região. Sem revelar os motivos para a decisão, a companhia trocou o Costa Toscana pelo Costa Smeralda e o Costa Favolosa pelo Costa Fascinosa. Além disso, cancelou os cruzeiros do Costa Luminosa que também passariam pelo Brasil, Argentina, Uruguai e Chile.
MSC
Uma das líderes na região, a MSC Crociere pretende operar cinco navios na América do Sul em 2021/2022. A temporada foi anunciada pela companhia em novembro do ano passado e, até o momento, segue inalterada.
Entre novembro e abril, o MSC Seaside, o MSC Preziosa, o MSC Splendida e o MSC Sinfonia oferecerão embarques no Brasil, em roteiros ao Prata, ao Nordeste, ao Sul e ao Sudeste. Um quinto navio, o MSC Orchestra também estará na região, com roteiros partindo da Argentina para o Brasil.
Azamara
Recentemente comprada por um grupo de investidores, a Azamara Cruises cancelou sua temporada sul-americana 2021/2022. A companhia premium citou complexidades operacionais continuadas e também anulou parte de seus roteiros no Oriente Médio, na Austrália e na África.
Navio antes cotado para a temporada local, o Azamara Quest irá agora navegar no Caribe, após uma série de viagens pelo Mediterrâneo.
Celebrity Cruises (atualizado em 16/8)
Após trocar o Celebrity Silhouette pelo Celebrity Infinity na região, a Celebrity Cruises decidiu cancelar todos os seus planos para a América do Sul em 2021/2022.
Antes de anular a totalidade de sua operação, a companhia já havia adiantado o início da temporada, cancelando os primeiros cruzeiros na região.
Agora, a companhia premium do Grupo Royal Caribbean deve voltar a navegar na América do Sul no final de 2022.
Holland America Line (atualizado em 25/8 e em 9/9)
Escalado para cruzeiros pela Patagônia, o Westerdam teve sua temporada na América do Sul inteiramente cancelada.
Inicialmente, a Holland America Line havia cancelado apenas os cruzeiros do navio pela região até o fim de 2021. Em setembro, no entanto, anulou também o restante dos roteiros que o navio havia previstos pela América do Sul, que iam até meados de março.
Além do Westerdam, a Holland America pretendia trazer o Volendam à região em uma viagem única de 74 noites. O longo cruzeiro, no entanto, já havia sido cancelado em 25 de agosto. Com ida e volta para os Estados Unidos, partia em janeiro de 2022 e incluía passagens pelo Brasil e dezenas de destinos sul-americanos e caribenhos.
Princess Cruises (atualizado em 25/8)
A Princess Cruises pretendia voltar a navegar pela Patagônia em dezembro deste ano, com o Diamond Princess. Antes, no ano passado, a companhia havia adaptado seus planos para a temporada 2021/2022 na América do Sul.
Na ocasião, a Princess cancelou todos os itinerários que incluíam passagem pelo Brasil, além de substituir o navio que viria para a região.
Já em 25 de agosto, a marca da Carnival Corporation decidiu também cancelar o restante dos itinerários ainda previstos para a América do Sul. Com isso, deve completar duas temporadas seguidas sem roteiros no destino.
Seabourn (atualizado em 9/9)
Marca de luxo da Carnival Corporation, a Seabourn cancelou sua temporada na região em 9 de setembro.
Anteriormente, a companhia havia reconfirmado sua intenção de operar roteiros pela América do Sul em 2021/2022. Em junho, ao atualizar o plano retomada de seus navios companhia anunciou em junho, a Seabourn chegou a afirmar que pretendia ter o Seabourn Quest na região a partir de 7 de novembro.
O navio ia realizar os roteiros anteriormente previstos na íntegra, incluindo os cruzeiros à Antártica.
Norwegian Cruise Line
A Norwegian Cruise Line tem prevista temporada na América do Sul com o Norwegian Star. O navio, inclusive, pode se tornar o primeiro da companhia a realizar embarques no Brasil em quase cinco anos.
Em sua última rodada de cancelamentos, no entanto, a NCL informou que todas as viagens que seriam realizadas pelo Star até 2 de janeiro de 2022 não irão mais ocorrer. Assim, parte da temporada sul-americana além do primeiro embarque no Brasil, estão efetivamente cancelados.
Regent Seven Seas
Em maio, ao confirmar as datas de retomada para sua frota, a Regent Seven Seas confirmou o cancelamento da maior parte dos itinerários que incluíam passagem pela América do Sul e Brasil em 2021/2022.
O único itinerário para a América do Sul mantido até o momento ocorre no próximo mês de abril. A bordo do Seven Seas Navigator, a viagem tem ida e volta para os EUA e inclui passagem pelo Rio Amazonas. No Brasil, prevê paradas em Manaus, Parintins, Alter do Chão, Boca da Valéria e Santarém.
Oceania Cruises
Primeiro navio da Oceania Cruises a voltar a navegar, o Marina tem sua temporada pela América do Sul confirmada até o momento. Com retomada na Europa marcada para setembro, a embarcação deve seguir para a região em dezembro, após travessia atlântica.
Em seguida, após viajar até o Chile pelo Oceano Pacífico, realiza diversos roteiros pela Patagônia e Brasil.
Viking Ocean Cruises
Operando cruzeiros de luxo, a Viking Cruises mantém seus planos para a próxima temporada na América do Sul.
A companhia pretende começar a navegar na região em 5 de dezembro, oferecendo cruzeiros entre o Chile e a Argentina com o Viking Jupiter. Também estão previstas travessias entre a Argentina e a Europa – com passagem pelo Brasil.
Phoenix Reisen
A alemã Phoenix Reisen é outra companhia a manter seus planos para a próxima temporada na América do Sul.
O operador terá um longo cruzeiro pela região, com ida e volta para a Europa em 94 noites a bordo do Amadea. A viagem está marcada para janeiro do próximo ano e contorna todo o litoral sul-americano, com várias escalas pelo Brasil.
Silversea Cruises
Com três navios passando pela América do Sul, a Silversea mantém a temporada 2021/2022 na região. A companhia de luxo pretende ter o novo Silver Dawn operando na região, além do Silver Shadow e do Silver Wind.
A programação dos navios varia, mas inclui cruzeiros pelo Brasil, Amazônia, Antártica, Patagônia e Andes, entre dezembro de 2021 e abril de 2022.
Hapag-Lloyd
Com operações já retomadas na Europa, a alemã Hapag-Lloyd Cruises segue com a América do Sul em seus planos para 2021/2022. Seus três navios de expedição devem realizar cruzeiros pela região entre novembro e maio.
Entre os roteiros, estão passagens pelo Brasil e pela região dos Andes, além de cruzeiros de expedição pela Antártica e pelo Rio Amazonas. Próprios para a operação, os navios da companhia irão seguir pelo rio até chegar em Iquitos, no Peru, passando por um total de 13 cidades ou povoados ribeirinhos.
Outras marcas
Além das companhias citadas, a América do Sul pode receber navios de outras marcas, incluindo embarcações de luxo e de expedição. Em 2021/2022, a Vantage Cruise Line, a Ponant, a Plantours e a Saga Cruises, por exemplo, pretendem passar pela região em cruzeiros internacionais.
Texto (©) Copyright Daniel Capella / Imagens (©) Copyright Daniel Capella, Holland America, Seabourn, Regent Seven Seas, Viking, Silversea e Vantage Cruise Line