A MSC Cruzeiros celebra nesta semana os doze meses de seu retorno aos mares. A companhia foi uma das primeiras a retomar operações com passageiros, após a paralisação global da indústria em resposta a pandemia de COVID-19, iniciada em março de 2020.
Há exatamente um ano, no dia 16 de agosto de 2020, o MSC Grandiosa partia da Itália em um cruzeiro de sete noites pelo Mediterrâneo Ocidental. Com paradas na Itália e em Malta, a viagem também foi a primeira do tipo realizada nos dois países desde o começo da pandemia.
O reinício foi possível graças ao esforço das diversas autoridades locais, regionais e nacionais da Europa, disse a MSC em comunicado à imprensa. De acordo com a companhia, a aprovação de seus novos protocolo de saúde e segurança foram determinantes para a volta dos passageiros.
Os novos parâmetros sanitários foram desenvolvidos pela companhia em parceria com um painel externo de médicos e de especialistas em saúde pública, de forma a garantir o bem-estar dos hóspedes, da tripulação e das comunidades em que os navios da Companhia fazem escalas.
Dez navios em quatro destinos
Doze meses depois, mais da metade da frota da MSC Cruzeiros está navegando comercialmente, oferecendo viagens pelo Norte da Europa, Mediterrâneo, Mar Vermelho e Caribe.
Além dos dez navios que já retomaram atividade, outros devem reiniciar operações nos próximos meses, como parte do plano de da companhia de ter toda sua frota operando já em 2022.
No comunicado à imprensa, a MSC também destacou a ampliação de sua frota e seus avanços no cuidado com o meio ambiente. Mesmo com a pandemia, nenhum navio foi vendido ou enviado a sucata e quatro novos navios tiveram avanços em suas construções, diz a companhia.
Enquanto o MSC Seashore e o MSC Virtuosa foram entregues e começaram a operar, o MSC Euribia e o MSC Seascape tiveram a fase física de suas construções iniciadas.
A MSC ainda assumiu a administração de um estaleiro em 2020, após assinatura de joint-venture com o Palumbo Group de Malta. A companhia também avançou no desenvolvimento de terminais de cruzeiro em diversos destinos, incluindo Miami (Estados Unidos), Barcelona (Espanha), Ancona (Itália) e Durban (África do Sul).
Texto (©) Copyright adaptado de MSC / Imagens (©) Copyright Daniel Capella e MSC