Pier Mauá cobra retomada dos cruzeiros no Brasil

3
Navios de cruzeiro atracados no Pier Mauá

Em comunicado à imprensa, o Pier Mauá ponderou sobre a retomada dos cruzeiros no Brasil. De acordo com o terminal as empresas brasileiras contam com apoio de diversos setores e estão prontas para receber os navios de volta, mas seguem aguardando o sinal verde das autoridades locais. 

“Apesar de contar com o apoio do Ministério do Turismo e das prefeituras das cidades portuárias, as empresas ainda aguardam o aval definitivo da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa)”, diz o comunicado. 

Ainda de acordo com o terminal carioca, a autorização “depende de diversos fatores, sendo o principal deles o avanço da vacinação que deve alcançar cerca de 70% da população até o início da próxima temporada, em novembro deste ano”.

Por conta disso, segue o comunicado, “a confirmação da abertura dos portos brasileiros é aguardada com grande expectativa”.

O Pier Mauá ainda citou o governo do Rio de Janeiro, que enviou uma carta ao Ministério do Turismo no último dia 16. No documento, o estado se posiciona a favor da volta da temporada de cruzeiros pela costa brasileira em novembro.

Argentina e Colômbia autorizaram retomada dos cruzeiro

No comunicado, o Pier Mauá também destacou a retomada dos cruzeiros em outros dois países sul-americanos. Enquanto a Argentina recentemente autorizou a volta dos navios para roteiros específicos a partir de Outubro, a Colômbia voltou a receber navios no mês passado. 

No Brasil, a retomada seria retomada pelos mesmos protocolos que promoveram o retorno dos navios aos Estados Unidos e a Europa, diz o terminal.

Com isso, o país deve receber sete navios para roteiros regulares em 2021/2022. Ainda de acordo com o Pier Mauá, a atividade dos cruzeiros no país deve gerar cerca de 35 mil empregos diretos e indiretos, com impacto econômico de RS$ 2,5 bilhões.

O Pier Mauá também destacou as medidas de saúde e segurança que estão sendo implantadas pelos navios e incluem teste de Covid-19 antes do embarque, higienização das embarcações e prevenção da proliferação de doenças são algumas das medidas adotadas.

Rio espera 107 mil passageiros e 36 navios 

MSC Preziosa deve chegar ao Rio de Janeiro em 4 de novembro

No Porto do Rio de Janeiro são esperados 36 navios de cruzeiro, com movimentação de 107 mil passageiros. O primeiro navio a visitar a cidade no pós-pandemia, deve ser o MSC Preziosa, que tem previsão de chegada para 4 de novembro. 

“Não tem porque a temporada brasileira 2021/2022 não ocorrer, mediante a retomada dos cruzeiros em diversas partes do mundo, inclusive nos países da América do Sul, como Colômbia e Argentina”, disse Américo Rocha, diretor de operações do Pier Mauá.  

“Diante da demora da Anvisa na tomada de decisão da abertura dos portos brasileiros o maior problema do setor não é somente a perda de receita decorrente da pandemia, mas sim a falta de previsibilidade”, acrescentou.

Texto (©) Copyright Daniel Capella (adaptado de Pier Mauá) / Imagens (©) Copyright Daniel Capella

Compartilhar

3 Comentários

Deixe um comentário:

Por favor, escreva seu comentário!
Preencha seu nome aqui