Após mais de dois anos imobilizado na Grécia, o Zenith deve voltar a navegar já no próximo mês de agosto. O antigo navio da Pullmantur integrará a frota da Peace Boat Organization, empresa que o adquiriu em 2019.
Com seu novo operador, realizará cruzeiros longos e viagens de volta ao mundo partindo de Yokohama, no Japão.
A nova programação já está disponível no site da Peace Boat e inclui, até este momento, cinco itinerários diferentes. Com duração variando entre 60 e 108 dias, os cruzeiros levarão o navio a todos os continentes até o começo de 2024.
Um dos itinerários, inclusive, marcará a volta do Zenith ao Brasil. Nove anos após sua última temporada em águas nacionais, o navio tem previstas escalas no Rio de Janeiro e em Santos, nos dias 30 e 31 de janeiro de 2024.
A mesma viagem ainda marca o retorno da embarcação a Argentina, com escalas em Buenos Aires, Ushuaia. Na temporada 2013/2014, o Zenith foi o único navio da Pullmantur a servir o mercado argentino, com roteiros rumo ao Brasil.
Pandemia e limbo
Após deixar a frota da Pullmantur, o Zenith acabou enfrentando um período de incerteza que durou dois anos. Com a pandemia de COVID-19, o navio tinha sido substituído pelo seu novo operador antes mesmo de entrar em operação.
Baseada no Japão, a Peace Boat pretendia começar a operar o Zenith em abril de 2020, após uma breve remodelação em um estaleiro grego. Enquanto a atualização chegou a ser efetuada, o navio acabou não recebendo passageiros até hoje.
Declarada algumas semanas antes da primeira viagem, a pandemia causou a paralização de toda operação mundial de cruzeiros e levou ao cancelamento da programação inaugural do Zenith.
Embora originalmente mantivesse sua intenção de operar o navio assim que as condições sanitárias melhorassem, a Peace Boat acabou comprando outra embarcação alguns meses depois.
Aproveitando a baixa nos preços dos navios de cruzeiro, a organização adquiriu o antigo Sun Princess. Na época, afirmou que a compra era uma oportunidade de melhorar seu produto, com um navio significantemente maior e mais moderno.
Também chegou a dizer que seu plano era substituir os dois navios que compunham sua frota naquele momento, passando a operar apenas o antigo navio da Princess Cruises.
Enquanto o Zenith permaneceu imobilizado na Grécia desde então, seu companheiro de frota, o antigo Ocean Dream, foi encalhado para desmanche no começo de 2021.
Construído em 1992, o Zenith tem 47 mil toneladas e capacidade para até 1.828 passageiros.
Entre 2007 e 2020, navegou para a Pullmantur, servindo o mercado espanhol e também o brasileiro, com diversas temporadas nacionais no período.
Antes, havia realizado cruzeiros premium para o mercado norte-americano, sob a bandeira de seu operador original, a Celebrity Cruises.
Texto (©) Copyright Daniel Capella / Imagens (©) Copyright Peace Boat e Daniel Capella