
Responsável por abrir a temporada de cabotagem brasileira 2022/2023, o MSC Fantasia recebeu autoridades e convidados a bordo durante suas escalas no Rio de Janeiro e em Santos no começo deste mês.
Nos dois portos, foi palco de cerimônia de abertura da temporada, que contou também com a presença de executivos da MSC Cruzeiros, além de imprensa e outros convidados.

“Estamos muito felizes em estar aqui, abrindo essa temporada que será a maior de todas” disse Adrian Ursilli, o country manager da companhia no Brasil.
“Apesar da pandemia ter impactado muito o setor, a MSC não parou de crescer”, acrescentou ele destacando o plano de expansão da frota da companhia, que chegará a 21 navios no final do ano.
Tanto no Rio quanto em Santos, o navio foi palco de um corte de fita, que simbolizou a abertura oficial da estação.

Além do MSC Fantasia, a temporada brasileira 2022/2023 da MSC Cruzeiros contará com o MSC Seaview, o MSC Preziosa, o MSC Armonia e o MSC Musica navegando regularmente no Brasil.
Complementando a oferta, o MSC Seashore também navegará em águas nacionais, e se tornará o maior navio da estação.
Impacto positivo
Em Santos, o evento contou também com a presença de Marco Ferraz, presidente executivo da CLIA Brasil.

Ao celebrar a abertura da estação, Ferraz agradeceu aos envolvidos na operação.
“Todos que estão aqui batalharam muito para chegarmos hoje no lançamento da temporada. Foram seis meses de muito trabalho, com a Prefeitura de Santos, a diretoria da MSC”, disse, mencionando também a Polícia Federal, a Receita Federal, a Polícia Civil, o IBAMA, o Concais, a Marinha, a Aeronáutica, a Santos Port Authority, a Praticagem de Santos, a imprensa e os agentes de viagem.
“Acho que todos estão vendo o resultado do primeiro navio da temporada, e isso é muito importante. É a maior temporada dos últimos dez anos. Estamos com 780 mil leitos sendo ofertados e 184 roteiros, a grande maioria saindo de Santos”, acrescentou.
Com o número, o impacto econômico da temporada deve ser de R$3.8 bi, disse Ferraz.

Também presente, o prefeito de Santos, Rogério Santos, destacou o impacto positivo da temporada para a cidade.
“Hoje acordamos felizes, a maior recompensa que tive até agora foi ver o sorriso das pessoas que estavam embarcando”, disse.
“Para chegar hoje foram muitos desafios. Todas as autoridades aqui presentes trabalharam muito”, acrescentou Santos, lembrando também do impacto econômico e da geração de empregos da operação de navios.
Temporada 2023/2024
Na presença das autoridades, Adrian Ursilli também destacou a temporada 2023/2024, que foi anunciada durante o evento inaugural a bordo do MSC Fantasia.
“Essa é a prova contundente, clara, que a MSC Cruzeiros continua investindo e acreditando no Brasil, gerando empregos e impactos econômicos. Através do trabalho conjunto de todos nós, continuaremos crescendo, ampliando a nossa permanência aqui no Brasil e gerando mais oportunidades para toda a cadeia produtiva que compõe o setor de cruzeiros”, disse o executivo.

“Essa é o nosso sonho e nossa meta, de trabalharmos juntos, com a garantia de que podemos continuar crescendo e investindo, gerando cada vez mais empregos e divisas, multiplicando os benefícios que o setor de cruzeiros traz”, acrescentou Ursilli.
A temporada 2023/2024 da MSC Cruzeiros incluirá o MSC Grandiosa, o MSC Preziosa, o MSC Armonia, o MSC Seaview e o MSC Lirica. Além disso, o MSC Musica realizará cruzeiros regulares para o Brasil durante sua temporada na Argentina.

Texto e Imagens (©) Copyright Daniel Capella