A companhia de cruzeiros japonesa Venus Cruise encerrou sua operações de modo definitivo após oferecer um último cruzeiro de réveillon.
Único navio da companhia, o Pacific Venus partiu do porto de Kobe, no Japão, no último dia 27. Após oito dias de viagem e uma escala em Okinawa, também no país asiático, a embarcação retornou ao seu porto de origem em 4 de janeiro, encerrando a trajetória da companhia.
Com mais de três décadas de história, a Venus Cruise servia o mercado doméstico japonês e chegou a operar três navios. Os planos para encerramento definitivo de operações haviam sido anunciados em novembro do ano passado.
“Gostaríamos de expressar nossa mais sincera gratidão a todos os nossos clientes que embarcaram em nossos cruzeiros desde o nosso lançamento. Também a aqueles que nós apoiaram e cooperaram com a operação dos nossos cruzeiros”, disse a companhia em uma declaração em seu site.
No comunicado, a Venus Cruise também cita o cenário difícil enfrentado pelas operadoras de cruzeiro desde o começo da pandemia de COVID-19.
“Esperamos, sinceramente, que isso acabe logo e que muitos de nossos clientes possam voltar a desfrutar de cruzeiros novamente”, acrescentou a companhia.
Navio
Inaugurado em 1998, o Pacific Venus chegou a visitar diversos portos brasileiros em sua trajetória pela Venus Cruise.
Em 2015, por exemplo, visitou Rio de Janeiro e Santos durante um cruzeiro de volta ao mundo que teve ida e volta ao Japão.
Com capacidade para cerca de 700 passageiros, é um dos três navios de cruzeiro que atualmente navegam sob a bandeira japonesa. O Pacific Venus é o mais novo representante da frota nipônica, que também inclui o Asuka II e o Nippon Maru.
A companhia não revelou planos para o futuro do navio.
Texto e Imagens (©) Copyright Daniel Capella