Responsável por abrir a temporada de cruzeiros 2023/2024 no Brasil, o National Geographic Explorer parte rumo ao país neste segunda-feira (25/9).

Operado pela Lindblad Expeditions, o navio de expedição realiza um cruzeiro de 24 dias entre Trinidad e Tobago, no Caribe, e o Nordeste brasileiro. 

Além de destinos na Guiana e Guiana Francesa, a viagem prevê escalas em Macapá, Belém e Salvador, além de Fernando de Noronha. 

Os hóspedes ainda irão navegar pelo delta do Rio Amazonas em barcos menores, os zodiacs, para observar a vida selvagem e conhecer a população local. 

De acordo com a autoridade portuária de Belém, a escala na cidade acontece entre os dias 7 e 8 de outubro. Já a parada em Salvador está agendada para o dia 15 de outubro. 

As escalas em Fernando de Noronha e em Macapá, no entanto, não estão confirmadas.

A parada no arquipélago pernambucano poderia marcar o retorno dos cruzeiros após diversos anos, mas depende de autorização específica de diversos órgãos, como o Ibama, Secretaria de Meio Ambiente do Estado de Pernambuco e a própria administração de Fernando de Noronha. 

O Portal WorldCruises.com conversou com a CLIA Brasil sobre a operação de cruzeiros na ilha no ano passado, confira nossa matéria da época.

Desembarque em Salvador

Após encerrar o cruzeiro de expedição em Salvador, o National Geographic Explorer segue para a Antártica sem hóspedes a bordo. 

O navio passará toda a temporada navegando na Península Antártica, oferecendo cruzeiros que partem de Ushuaia, na Argentina. 

Construído nos anos 1980, o Explorer foi originalmente projetado para realizar viagens de transporte regulares pelo litoral da Noruega.

Por conta de suas características, próprias para navegação em áreas polares, acabou sendo convertido para realizar cruzeiros de expedição em 2008. 

Além de casco resistente a gelo, conta com outros atributos próprios para os cruzeiros de exploração, incluindo uma frotas com 14 zodiacs – barcos semi-infláveis utilizados para desembarque em áreas que não possuem porto ou píer.

Tem capacidade para cerca de 150 passageiros e ainda transporta 36 caiaques e um submarino de operação remota capaz de atingir 300 metros de profundidade. 

Temporada nacional 

Além de navios em trânsito como o National Geographic Explorer, o Brasil terá nove embarcações realizando viagens de cabotagem durante a temporada 2023/2024.

Servindo o público brasileiro, os navios da Costa e da MSC navegarão a partir de vários portos nacionais e chegam ao país a partir do final de outubro. Veja mais detalhes: 

Navios de cruzeiro da temporada 2023/2024 chegam ao Brasil a partir de Outubro; confira datas

Texto (©) Copyright Daniel Capella / Imagens (©) Copyright Lindblad Expeditions

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *