Búzios já recebe as primeiras escalas da temporada de cruzeiros 2023/2024. Após o Scenic Eclipse abrir a temporada local no último dia 28, o MSC Preziosa chegou à cidade nesta terça-feira (31/10).
De acordo com a prefeitura da cidade, a temporada de cruzeiros irá aquecer a economia de Búzios, com expectativa de crescimento de receitas locais e geração de empregos temporários.
O MSC Preziosa, por exemplo, levou cerca de 4,3 mil pessoas ao Porto Veleiro. O navio da MSC Cruzeiros realiza um mini-cruzeiro pelo litoral brasileiro, que partiu de Santos no dia 29.
Ainda segundo a Prefeitura de Búzios, a temporada de cruzeiros 2023/2024 se estenderá até abril. A expectativa é que mais de 300 mil passageiros desembarquem na cidade durante 106 escalas, que serão divididas entre o Píer do Centro e o Porto Veleiro.
Só em novembro, um total de dez escalas são esperadas na cidade, incluindo paradas adicionais do MSC Preziosa.
De acordo com a pesquisa da Fundação Getúlio Vargas (FGV), após conhecer a cidade, 80% destes cruzeiristas demonstram interesse em retornar para se hospedar em Búzios.
Uma possível novidade para a cidade é a criação de escalas com pernoite. A ideia foi apresentada pelo secretário municipal de turismo de Búzios, Cristiano Marques, durante reunião da CLIA Brasil em Brasília.
“Esta temporada promete ser uma oportunidade única para visitantes explorarem o litoral brasileiro e para a comunidade local desfrutar dos benefícios econômicos gerados por essa atividade turística”, disse Marques.
De acordo com um estudo da CLIA Brasil em parceria com a FGV, os turistas chegam a desembolsar R$ 770 durante as escalas em terra. Os gastos incluem alimentação, bebidas, presentes e passeios.
Texto (©) Copyright Daniel Capella (adaptado de Prefeitura de Búzios) / Imagem (©) Copyright Prefeitura de Búzios