Operação da Marinha do Brasil intensifica inspeções de navios de cruzeiro no Rio de Janeiro

0
Reforço aconteceu no último sábado (24/2), no Porto do Rio de Janeiro

No último sábado (24/2), a Operação “Lais de Guia” reforçou as inspeções aos navios de cruzeiro atracados no Píer Mauá, no Porto do Rio de Janeiro.

De acordo com a Agência Marinha de Notícias, a ação ocorreu no contexto da Operação de Garantia da Lei e da Ordem (GLO), com a participação de militares da Marinha do Brasil (MB), em cooperação com agentes da Polícia Federal (PF), da Receita Federal do Brasil e da Guarda Portuária. 

O objetivo é garantir a segurança dos passageiros e tripulantes, além de coibir o tráfico de drogas, armas e outros materiais ilícitos, acrescentou o órgão. 

Em um dos navios atracados no porto, a PF prendeu um homem que transportava cerca de 5 kg de cocaína, em cumprimento a um mandado de prisão expedido pela 1ª Vara Federal de Ilhéus.

A MB contribuiu com as demais agências envolvidas, por meio do emprego de militares e cães de faro na busca por material ilícito. Na ocasião, também foram inspecionadas 8 mil bagagens.

Na ocasião, o Rio de Janeiro recebia movimento considerável de passageiros, com quatro navios atracados, incluindo o Costa Diadema, o Costa Fascinosa, o MSC Armonia e o MSC Musica. 

Baía de Guanabara 

Nas últimas semanas, a operação “Lais de Guia” também intensificou o patrulhamento na Baía de Guanabara, com ações na Ilha Braço Forte e regiões adjacentes. 

As embarcações utilizadas incluíram o Navio-Patrulha Oceânico (NPaOc) “Amazonas”, o Aviso de Patrulha (AviPa) “Anequim”, uma lancha DGS Tigre e uma lancha LAEP. 

Segundo a Agência Marinha de Notícias, a operação chegou a seu seu quarto mês de atuação em fevereiro, empregando um total de cerca de 1900 militares. 

O objetivo, segundo a MB, é realizar atividades preventivas e de fortalecimento de ações que desarticulam o crime organizado e o tráfico de drogas e armas.

Texto (©) Copyright Daniel Capella (com informações de Agência Marinha de Notícias) / Imagens (©) Copyright Agência Marinha de Notícias

Compartilhar