A CLIA Brasil esteve presente no X Encontro Regional de Cruzeiros e Turismo Náutico Fluvial, que aconteceu esta semana, em Punta del Este, Uruguai.
Agora responsável também por outros países da América do Sul, a entidade foi representada por seu presidente executivo Marco Ferraz.
De acordo com a CLIA Brasil, o evento reuniu autoridades de turismo, portos, armadores e operadores turísticos para discutir o crescimento sustentável e a promoção do turismo de cruzeiros na região.
Ferraz participou de dois painéis durante o evento, abordando temas como sustentabilidade e integração regional.
Durante o painel “Políticas de sustentabilidade no setor dos cruzeiros”, apresentou dados sobre investimentos e os esforços da indústria rumo à meta de zerar as emissões de gases de efeito estufa até 2050.
Já no “Estratégias de intercâmbio, avaliação e turismo de cruzeiros”, Ferraz trouxe detalhes e estatísticas da indústria de cruzeiros na América do Sul e no mundo.
Novo pier e corte de taxas
Durante o evento, o Governo do Uruguai também anunciou novas medidas para aumentar sua participação no mercado de cruzeiros.
Entre as iniciativas está uma redução de tarifas operacionais para navios de até 20%, além da construção de um novo píer para cruzeiros no departamento de Maldonado.
Servindo a cidade de Punta del Este, a infraestrutura encontra-se em fase de estudos e se tornaria a primeira exclusivamente dedicada à cruzeiros no país.
Na temporada 2023/2024, os destinos uruguaios receberam cerca de 325 mil passageiros, além de 187 escalas.
De acordo com o governo do país, estima-se que os hóspedes tenham injetado mais de US$ 17 milhões na economia local. Clique aqui ou no link a seguir para ver mais sobre o projeto.
Uruguai estuda construir píer de atracação para cruzeiros em Punta del Este
Texto (©) Copyright Daniel Capella (com informações de CLIA Brasil e Uruguay Presidencia) / Imagens (©) Copyright Daniel Capella CLIA Brasil