Costa anuncia programação temática do Cruzeiro das Raízes Italianas

0
Costa Diadema
Costa Diadema

A Costa Cruzeiros anunciou neste mês a programação do Cruzeiro das Raízes Italianas, iniciativa temática que acontece durante a travessia Europa – Brasil do Costa Diadema. 

De acordo com a companhia, o cruzeiro, que parte de Gênova em 30 de novembro deste ano, contará com programação especial para comemorar os 150 anos da imigração italiana no Brasil. 

Em conjunto com o Museu da Imigração do Estado de São Paulo, o Museu Nacional de Emigração Italiana de Gênova, o Museu do Café de Santos, o Museu do Mar de Gênova, a Società Italiana di Santos e a Associação União dos Italianos no Brasil (UIM), o Cruzeiro das Raízes Italianas contará com mais de 60 painéis fotográficos e documentos que contam a história da imigração italiana no país, abordando a chegada ao Brasil após a travessia do Atlântico; a vida dos imigrantes em terras estrangeiras e as influências da Itália na cidade de Santos.

Ainda no campo cultural, os hóspedes terão a oportunidade de conhecer mais sobre a Itália e o Brasil através da relação entre Giuseppe Garibaldi e Anita Ribeiro em painéis oferecidos pela Fundação Casa América; e as histórias dos avós de São Paulo em depoimentos e fotografias produzidas por Oliviero Pluviano, italiano radicado no Brasil.

Todas as exposições estarão presentes nas áreas públicas do Costa Diadema, onde poderão ser apreciadas gratuitamente, acrescentou a companhia.

Cruzeiro das Raízes Italianas parte de Gênova, na Itália

Nas televisões de suas cabines, os hóspedes também poderão descobrir mais sobre as influências da comunidade italiana no Brasil, em um vídeo produzido pelo Instituto Italiano di Cultura.

Também será possível aprender o idioma italiano, suas expressões cotidianas e vocabulário para viagens em sessões que acontecerão durante os dias de navegação do Costa Diadema. As aulas serão organizadas em parceria com professores da Società Italiana di Santos e, ao final, os viajantes recebem um certificado.

No âmbito do entretenimento, o Cruzeiro das Raízes Italianas contará com a cantora e compositora Mafalda Minnozzi e seu guitarrista Paul Ricci como atração exclusiva. A dupla estará a bordo para apresentações com foco nas músicas italiana e brasileira, incluindo releituras de clássicos e arranjos originais.

Gastronomia

O Cruzeiro das Raízes Italianas também contará com uma oferta gastronômica exclusiva, com pratos típicos do país europeu. 

Todos os dias, os menus dos restaurantes principais à la carte e do restaurante self-serive, ambos incluídos na tarifa do cruzeiro, contarão com ao menos 2 pratos típicos de uma região específica da Itália. 

Entre as regiões que terão sua gastronomia representada figuram Piemonte, Liguria, Lombardia, Veneza, Toscana, Lazio, Campânia, Puglia, Sicília e Sardenha.

Cruzeiro das Raízes Italianas
Cruzeiro das Raízes Italianas terá menu gastronômico especial com pratos da Itália

Os passageiros ainda poderão participar de workshops seguidos de degustações de produtos tipicamente italianas.

Será possível, por exemplo, aprender a fazer pães Piadina Romagnola e Focaccia Barese, a sobremesa Tiramisù; e os queijos Mozzarella e Burrata.

“A imigração italiana para o Brasil foi muito mais do que um deslocamento geográfico em massa. Esse movimento permitiu a construção de uma identidade ítalo-brasileira que já está enraizada em seus descendentes”, disse Dario Rustico, Presidente Executivo da Costa Cruzeiros para as Américas.

“A bordo do Cruzeiro das Raízes Italianas proporcionamos aos nossos hóspedes a oportunidade de celebrar essa herança e relembrar momentos e histórias que fazem da Itália e do Brasil países amigos”, acrescentou.

De Gênova a Santos

O Cruzeiro das Raízes Italianas acontece a bordo do Costa Diadema ainda este ano. O cruzeiro tem como ponto de partida a histórica cidade de Gênova, na Itália, e navega até Santos, no Brasil. 

Durante a travessia, que tem 21 noites de duração, o navio faz paradas em Barcelona, Cádiz e Las Palmas, na Espanha, além de Praia, capital de Cabo Verde.

Já em território brasileiro, o cruzeiro visita as cidades de Maceió, Salvador, Ilhéus, Rio de Janeiro e Itajaí.

De acordo com a Costa, um dos destaques do itinerário é Itajaí, cidade catarinense que foi incluída, pela primeira vez, em uma travessia atlântica.

A parada permitirá aos viajantes provenientes da região Sul do País se conectarem às suas raízes italianas, acrescentou a companhia. 

Texto (©) Copyright Daniel Capella (adaptado de Costa) / Imagens (©) Copyright Daniel Capella e Costa Cruzeiros

Compartilhar