O litoral de São Paulo pode ganhar um novo ponto de atracação para cruzeiros nos próximos anos com a construção de um novo píer na cidade de Praia Grande.

O projeto foi apresentado nesta semana, em Brasília, pelo deputado federal e prefeito eleito da cidade, Alberto Mourão, durante uma reunião com o ministro de Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho.

Batizado “Litoral Plaza Port”, o novo píer estará conectado ao Litoral Plaza Shopping, que fica no trecho final Rodovia dos Imigrantes, através de um túnel e também irá contar com uma nova marina.

“Viemos apresentar o projeto, que é um complexo para receber os navios de turismo, incrementando mais e recebendo melhor o turismo da região”, disse Mourão em post em suas redes sociais.

Já o ministro Costa Filho destacou o potencial do projeto como indutor de desenvolvimento para Praia Grande, classificando o píer como um novo eixo de crescimento para a cidade e região.

“Estou muito feliz em participar de uma reunião como essa. Um projeto que dialoga com o desenvolvimento econômico e a geração de emprego e renda”, disse ele.

“Não tenho dúvida que esse empreendimento pode mudar totalmente a matriz econômica do turismo”, acrescentou Costa Filho.

O ministro ainda disse que o projeto está em fase de construção coletiva e diálogo institucional mas deverá ser estratégico para o futuro de Praia Grande.

“Penso que a gente vai poder avançar bem, sobretudo na indústria do turismo. A cada quatro turistas que chegam em uma cidade, um emprego é criado”, destacou.

Projeto inclui túnel e marina

O prefeito eleito de Praia Grande não revelou maiores detalhes do projeto do Litoral Plaza Port. Em imagens, no entanto, é possível notar que o novo píer deve ficar localizado nas proximidades da Praia de Itaquitanduva.

Separada da cidade por um morro, a praia é parte do Parque Estadual Xixová-Japuí, uma unidade de conversação ambiental com área nos municípios de Praia Grande e São Vicente.

O local proposto é também vizinho a uma área militar, onde se encontra a Fortaleza de Itaipu. Com vista para a baía de Santos, a estrutura abriga o o 2º Grupo de Artilharia Antiaérea do Exército Brasileiro.

Litoral Plaza Port
Localização do complexo do Litoral Plaza Port

Com ao menos dois berços de atracação, um quebra-mar e uma marina em área anexa, o projeto do Litoral Plaza Port inclui também dois prédios construídos em uma plataforma sobre a água.

A ligação do complexo com a cidade ocorre através de um extenso túnel que parte da área do Litoral Plaza Shopping, centro de compras localizado nos quilômetros finais da Rodovia dos Imigrantes.

“A gente vai agregar valor de desenvolvimento e social, o que é fundamental”, disse Mourão em vídeo em suas redes sociais. O prefeito não esclareceu se o projeto é público ou está sendo elaborado pela iniciativa privada.

Localizada na Baixada Santista, a cidade de Praia Grande é vizinha a Santos. O novo projeto se localiza a cerca de 15 km de distância do Concais, o terminal de cruzeiros do porto santista que recebe 150 escalas na temporada 2024/2025.

Texto (©) Copyright Daniel Capella, com informações de Alberto Mourão (perfil oficial) / Imagens (©) Copyright Alberto Mourão