Em entrevista exclusiva com o Portal World Cruises, o comandante do Costa Diadema, Ignazio Giardina, esclareceu algumas das principais dúvidas dos cruzeiristas em relação a seu cargo.
“O comandante, para o código de navegação, é o responsável por todo o navio pois é o representante do armador. Então, a última palavra em cada decisão tomada a bordo é sempre do comandante”, explicou Giardina.
Com ampla experiência na área de navegação, o profissional também tem como função garantir a segurança do navio, dos hóspedes e de sua tripulação.
“Esse é o meu maior desafio e é a minha prioridade absoluta”, disse o comandante, destacando também seu papel em garantir a proteção do meio ambiente.
O comandante desempenha várias tarefas, que vão desde a supervisão de manobras, a participação em eventos sociais e reuniões de equipe.
Em sua posição, Giardina é a autoridade maior a bordo, sendo responsável por uma equipe de 1.250 pessoas, incluindo 14 oficiais de navegação. Além do comandante, a equipe do passadiço inclui um segundo capitão, os oficiais, os cadetes e os marinheiros, explicou.
“Meu dia começa muito cedo, por volta as 5h, com as manobras de entrada no porto. Depois tenho reuniões com meus oficiais, e, às vezes, eventos com os passageiros. Não há tempo para se entediar”, disse o comandante.
Ponte de comando é o “cérebro” do navio
Giardina descreveu a ponte de comando como uma espécie de “cérebro” do navio. Além de ser o local de onde sua equipe “pilota o navio”, o espaço serve como uma espécie de central de segurança e controle a bordo, disse o comandante.
“Todas as informações chegam para nós na ponte. Seja um problema no ar condicionado, nas piscinas ou nas máquinas. Nós trabalhamos junto com outros setores do navio para resolver no tempo mais rápido possível”, explicou.
“Qualquer coisa que aconteça no navio chega a ponte, incluindo também emergências e solicitações médicas. É o “cérebro do navio”, então é um espaço monitorado 24 horas por dia”, acrescentou.
Para manter o espaço sempre controlado, a equipe de 12 oficiais é dividida em trios, que se revezam em turnos de oito horas, explicou Giardina.
Texto e Imagens (©) Copyright Daniel Capella