Breve Histórico

Terceiro maior navio da frota da Costa Cruzeiros, o Costa Diadema entrou em operação em 2014. Sem gêmeos na frota da companhia, foi construído pelo estaleiro Fincantieri, na Itália, com base no projeto dos navios da Classe Dream, da Carnival Cruise Line. Em seus interiores, conta com atrações como teatro, casino, piscinas e academia, além de bares e restaurantes. Inicialmente dedicado a roteiros no Mediterrâneo, estreou no Brasil em 2021.

Ano de Construção: 2014

Capacidade de Passageiros: 4.947

Tonelagem: 133.019 toneladas brutas

Construído na Itália, o Costa Diadema entrou em operação em 1º de novembro de 2014, com roteiros pelo Mediterrâneo. Com mais de 132 mil toneladas, a embarcação tem capacidade para até 4.947 passageiros e é uma das maiores da frota da Costa Cruzeiros.

Único navio da classe Dream na frota da companhia italiana, tem design baseado no projeto do Carnival Dream, do Carnival Magic e do Carnival Breeze, que navegam para a Carnival Cruise Line.

Assim, tem atrações únicas na frota da Costa, que incluem uma grande promenade externa próxima ao nível da água. Batizada Terrazza Sul Mare, a área contorna o navio e oferece alternativa para os decks de piscina, com mais jacuzzis e espreguiçadeiras. Ainda conta com áreas externas de restaurantes e bares.

Outro diferencial do navio é o Grand Bar Orlov. Salão tradicionalmente disponível nos navios da companhia, o grand bar do Diadema conta com dois andares, além de atrações adicionais em seu mezanino. Possui ainda um grande átrio, que serve como ponto central para as áreas públicas e o entretenimento a bordo.

Foi o último navio a contar com ambientes projetados pelo arquiteto de hospitalidade Joe Farcus. Conhecido por seu estilo irreverente, o designer norte-americano projetou todos os novos navios da Costa que entraram 2000 e 2014, além da maior parte da frota da Carnival Cruise Line.

Batizado por Carolina Miceli, uma agente de viagem italiana, o Diadema é também conhecido por sua extensa coleção de obras de arte. De acordo com a Costa, os interiores do navio trazem mais de 7 mil peças, criadas por 42 artistas diferentes sob o tema “pedras preciosas, joias e rainhas”.

No quesito culinária, foi o primeiro da Costa a trazer variedade de opções de especialidade, incluindo opções asiáticas, europeias e internacionais.

Apelidado “Rainha do Mediterrâneo”, o Costa Diadema permaneceu navegando exclusivamente Europa até o final de 2018, quando realizou temporada no Oriente Médio.

Em dezembro de 2021, estreou no Brasil, realizando sua primeira temporada no país em meio a pandemia de COVID-10. Após inicialmente oferecer roteiros para a Bahia, permaneceu no Brasil até abril de 2022, realizando também roteiros para o Sul e Sudeste.

Na temporada 2024/2025, pela primeira vez, passa a realizar exclusivamente roteiros para a Argentina e Uruguai partindo de Santos e Itajaí.

Ficha técnica

Inauguração:2014
Última reforma significativa: --
Local de construção: Fincantieri de Marghera (região de Veneza), Itália
Índice Passageiro/Espaço: 35,7 m² por passageiro em ocupação dupla
Capacidade: 4.947 passageiros em ocupação máxima e 3.708 em dupla
Tripulação:1.253 funcionários
Velocidade máxima: 22.6 nós
Comprimento: 305,7 metros
Largura:37,2 metros
Bandeira: Itália
Tonelagem:133.019 toneladas brutas
Navios Gêmeos:Carnival Dream, Carnival Magic e Carnival Breeze

Localização em tempo real

Interiores

Costa CruzeirosOutros navios

Costa Fortuna

Ano de Construção: 2003

Capacidade: 3.470

Tonelagem: 102.587

Costa Serena

Ano de Construção: 2007

Capacidade: 3.780

Tonelagem: 114.500

Costa Pacifica

Costa Pacifica

Ano de Construção: 2009

Capacidade: 3.720

Tonelagem: 114.500