A Fundação Municipal de Turismo de Porto Belo divulgou nesta semana o calendário de escalas de navios de cruzeiro na cidade na próxima temporada. Ao todo mais de 40 mil pessoas devem visitar a cidade catarinense.
A estação na cidade começa no dia 5 de novembro, com a chegada do Sirena, da Oceania Cruises. Os preparativos para a elaboração do receptivo, no entanto, começam já este mês.
Até o final da temporada, em 6 de abril de 2018, Porto Belo deve receber cerca de 15 escalas no total. Entre as embarcações que visitarão a cidade, estão o MSC Preziosa, maior navio da temporada, e a dupla da Costa que virá ao Brasil na próxima estação, Costa Fascinosa e Costa Favolosa. Ainda passarão pelo balneário catarinense o Zaandam, da Holland America Line, e o Seven Seas Mariner, da Regent Seven Seas.
Entre os navios, o destaque fica por conta do navio residencial The World. Operado pela ResidenSea, o navio ficará quatro dias fundeado na cidade. Único no mundo, o The World tem capacidade para cerca de 700 passageiros, e conta com apartamentos de temporada. As propriedades são compradas pelos passageiros, que podem embarcar e desembarcar quando desejarem. Luxuoso, o navio costuma realizar voltas ao mundo, eventualmente visitando também o Brasil.
Zene Drodowski, presidente da Fundação de Turismo ressaltou a vinda do The World, atribuindo a escala ao receptivo local. “Porto Belo completará no próximo ano, 20 anos de receptivo turístico de cruzeiros e desde o início a cidade é reconhecida por seus atrativos naturais e sua excelência em recepção”, disse a turismóloga.
A recepção dos passageiros dos cruzeiros é feita no píer chamado ‘Instalação Portuária de Turismo – IPTur’. Segundo a administração municipal de Porto Belo, este é o primeiro porto regularizado no Brasil, seguindo a nova lei dos portos.
Texto (©) Copyright Daniel Capella (com informações de Prefeitura de Porto Belo) | Imagens (©) Copyright Divulgação/Prefeitura de Porto Belo e Gilmar Nazaré Guedes Leal