Estima-se que mais de 460 mil brasileiros tenham feito um cruzeiro na última temporada nacional. O número deve crescer ainda mais na próxima estação, que começa em novembro. Pensando nisso, a CLIA Brasil (Associação Brasileira de Cruzeiros Marítimos), lançou uma nova edição do seu Guia de Boas Práticas para Cruzeiristas.
O manual prático conta com informações essenciais para a preparação para o embarque em um cruzeiro na costa nacional e no mundo.
O que é permitido levar em um navio? Quais documentos devo ter em mãos? O que fazer no embarque e no desembarque? Minha bagagem tem limite de tamanho? Todas essas informações aparecem na última versão do guia, que teve layout reformulado e agora está mais ilustrado e interativo.
“Um estudo da CLIA Brasil mostra que 90% das pessoas fizeram um cruzeiro pretendem repetir a viagem. É para garantir a segurança e tranquilidade dessas e de todas as outras pessoas que vão navegar pela primeira vez que modernizamos e atualizamos esse manual, criado pela CLIA Brasil há alguns anos. A ideia é que os cruzeiristas recebam esse documento assim que efetuarem a compra da sua viagem, para que possam se preparar para o tão esperado momento sabendo desde como arrumar suas malas, até procedimentos de desembarque” disse Marco Ferraz, presidente da CLIA Brasil.
O Guia de Boas Práticas para Cruzeiristas está disponível no site da CLIA Brasil e também pode ser solicitado aos agentes viagens no ato da compra.
Mais de 500 mil brasileiros embarcaram em cruzeiros em 2018
Recentemente, a CLIA Brasil divulgou um estudo sobre o perfil do cruzeirista brasileiro em 2018. De acordo com a associação, mais de 500 mil brasileiros embarcaram em navios ao redor do mundo.
Para ler mais sobre o assunto, clique aqui.
Texto (©) Copyright Daniel Capella (adaptado de CLIA Brasil) / Imagens (©) Daniel Capella