Durante o III Fórum CLIA Brasil, que aconteceu na última quarta-feira em Brasília, o Ministro do Turismo Marcelo Álvaro Antonio anunciou uma grande novidade para o setor de cruzeiros: a construção de novos portos especializados.
De acordo com Álvaro Antonio, o governo já entrou em acordo com o Banco Nacional do Desenvolvimento Econômico e Social para uma linha de crédito voltada as obras. “O BNDES vai oferecer linhas de crédito para financiamento de portos para receptivo de turistas no Brasil. São pelo menos 15 portos. O primeiro deles é um porto maravilhoso que está sendo desenvolvido em (Balneário) Camboriú”, disse ele, citando o projeto BC Port.
O empreendimento, planejado por uma empresa privada, prevê a construção de uma extensão do Molhe da Barra Sul, na cidade catarinense. Preparado para receber os maiores navios de cruzeiro do mundo, o novo terminal de cruzeiros teria capacidade para atracar dois navios ao mesmo tempo.
Além disso, contaria com um grande prédio, que além do terminal propriamente dito, teria shopping, restaurantes, áreas de escritório e outras atrações. Esse é o modelo de ‘portos modernos’, que o Ministério do Turismo quer expandir para outras partes do país, de acordo com o Ministro Álvaro Antonio.
“Queremos replicar a ideia em, pelo menos, mais 14 portos ao longo da costa brasileira, exatamente para dar condição desses navios aportarem”, acrescentou.
No total, o BNDES poderia liberar até cinco bilhões de reais para as construções que são ‘um ponto fundamental para fazer girar a economia e impactar pelo menos 50 segmentos’, ainda de acordo com Álvaro Antonio. O ministro ainda informou que, a princípio, o dinheiro será utilizado apenas para a construção de novos portos, sem investimento na reforma de outros já existentes.
Fernando de Noronha
Questionado pelo Portal WorldCruises.com, o Ministro também comentou sobre a situação de Fernando de Noronha. O arquipélago pernambucano não recebe temporada regular desde 2012, mas voltou à pauta com declaração recente do presidente Jair Bolsonaro.
“A discussão está no início, acabou de ser iniciada com o Ministro Ricardo Salles”, disse Álvaro Antonio, citando o Ministro do Meio Ambiente. Duas questões são determinantes na discussão, de acordo com ele.
“O parque é gerenciado pelo ICMbio e tem um plano de manejo. Nós estamos discutindo estes dois pontos, o plano e a legislação. Temos o intuito de preservar e conservar, mas permitir também o desenvolvimento do turismo na ilha”, concluiu.
III Fórum CLIA Brasil reúne setor em Brasília
O III Fórum CLIA Brasil, aconteceu na última quarta-feira, na sede do Ministério do Turismo, em Brasília. O evento reuniu o setor de cruzeiros brasileiros com autoridades envolvidas na operação, além de portos, destinos e outros interessados na área.
Além da participação do Ministro do Turismo, destaque para a presença da presidente global da CLIA, Kelly Craighead, e dos diretos das quatro companhias de cruzeiro com participação direta no mercado brasileiro.
Texto (©) Copyright Daniel Capella / Imagens (©) Copyright BC Port e Daniel Capella