O MSC Poesia chegou a Santos no último dia 15, iniciando mais uma temporada na América do Sul. Inaugurado em 2008, o navio da MSC Crociere estreou na região em 2013/2014 e realiza a sexta temporada por aqui.
Parte da classe Musica, o Poesia seguiu na região um caminho diferente daquele dos seus gêmeos mais velhos. Tanto o MSC Musica como o MSC Orchestra estrearam no Brasil como ‘estrelas’ das temporadas, realizando cruzeiros ao Nordeste com base em Santos.
Depois, conforme navios maiores e mais novos foram chegando à região, acabaram reposicionados em outros roteiros e portos. O Orchestra, por exemplo, após estrear dessa forma em 2010/2011, foi ser posicionado no Rio de Janeiro em 2012/2013.
O Poesia, no entanto, representa um caso único para a MSC: sua estréia na América do Sul teve embarques em Buenos Aires, na Argentina. Só depois de uma estação inteira no país vizinho, o navio foi realizar embarques no Brasil.
A primeira temporada brasileira aconteceu em 2014/2015, quando realizou roteiros ao Prata. O navio ficou baseado em Santos, junto ao MSC Preziosa, que, na ocasião, ofereceu roteiros ao Nordeste a partir do porto paulista.
Desde então, realizou outras duas temporadas a partir de Buenos Aires e mais uma a partir de Santos.
Temporada 2019/2020
Desde que chegou a Santos, o navio realizou três cruzeiros de uma semana rumo a Argentina e Uruguai, incluindo viagens festivas de Natal e Ano Novo.
O itinerário parte sempre aos domingos e inclui paradas em Montevideo, Punta del Este e Buenos Aires, onde há pernoite. A ordem dos portos, e o tempo de permanência neles, varia.
A partida para a Europa está marcada para o dia 29, quando é encerrado o último cruzeiro semanal rumo ao Prata. No dia, o navio inicia uma travessia de 23 noites rumo a Warnemunde, na Alemanha. A viagem tem paradas no Nordeste do Brasil, além de Portugal, Espanha, Inglaterra, Bélgica e Dinamarca.
Despedida momentânea
Em 2019/2020, o MSC Poesia realiza uma despedida, ao menos momentânea, da América do Sul. Substituído pelo MSC Fantasia nos roteiros ao Prata partindo de Santos, o navio realizará um cruzeiro de Volta ao Mundo na época da próxima temporada.
Com 118 noites, o roteiro parte em 4 e 5 janeiro de 2021 e inclui visitas em 54 destinos diferentes. A partida é dos portos de Civitavecchia e Gênova, na Itália. O retorno, aos mesmos portos, está marcado para os dias 2 e 3 de maio de 2021.
No itinerário visita a destinos exóticos e consagrados, incluindo o Havaí, o Extremo Oriente, a Austrália, o Caribe e o Sudeste Asiático.
Na temporada seguinte, o Poesia repete a viagem épica, mas dessa vez com roteiro que inclui o Brasil. A passagem, em trânsito está marcada para janeiro de 2022 e inclui escalas em Salvador, no dia 19, e no Rio de Janeiro, entre 21 e 22.
O cruzeiro parte da Itália em 5 de janeiro daquele ano e retorna em 1 de maio.
Além disso, a viagem de 116 noites tem paradas na Argentina, incluindo Terra do Fogo e Patagônia, Chile, Uruguai e Peru. Fora da América do Sul, o Poesia passa pela Ilha de Páscoa, a Polinésia Francesa, além de outros destinos na Oceania, Sudeste Asiático, Europa e Oriente Médio.
Na temporada seguinte, o MSC Poesia será deslocado para o Qatar, onde servirá de hotel flutuante durante a Copa do Mundo de 2022. O evento esportivo acontece entre os meses de novembro e dezembro daquele ano. Além do Poesia, a MSC terá o MSC Europa como hotel durane os jogos.
Classe Musica
Parte da classe Musica, o MSC Poesia oferece uma experiência de cruzeiro tradicional, sem grandes atrações tecnológicas. Em vez disso, o navio conta com uma infinidade de lounges e bares, e também boa quantidade de espaço ao ar livre.
O destaque dos interiores é a decoração elegante, típica dos navios da MSC Crociere. A companhia utiliza mármore, metais dourados e outros materiais luxuosos em praticamente todos os ambientes do navio.
Por falar em ambientes, o maior deles é o átrio central, com vão aberto de três andares. O ponto central do espaço, que conta com dois balcões de recepção e diversos bares, é um piano de cauda transparente e uma queda d’água.
Outro destaque é a disco, uma das maiores entre os navios que realizam a temporada brasileira. Localizada em um dos pontos mais altos do navio, conta com diversas TVs e efeitos de luz de última geração.
Um fato curioso sobre o espaço é seu nome, S32. A nomenclatura é a mesma que o casco do navio recebeu durante sua construção.
Construído na França, pelo estaleiro Chantiers de l’Atlantique, o MSC Poesia tem capacidade para cerca de 3,000 passageiros em ocupação máxima. Inaugurado em 2008, é o terceiro navio da classe Musica, que conta ainda com o MSC Musica (2006), o MSC Orchestra (2007) e o MSC Magnifica (2010).
Com 293 metros de comprimento, o navio tem 92,627 toneladas e 32 metros de comprimento.
As fotos foram feitas a bordo entre novembro e dezembro deste ano.
Texto e Imagens (©) Copyright Daniel Capella