A MSC Cruzeiros decidiu cancelar o restante dos cruzeiros que ainda operaria no Brasil na temporada 2020/2021. De acordo com a companhia, a medida foi tomada por conta da demora na aprovação para a operação no país.
“Considerando esta postergação e o tempo mínimo necessário para preparar toda a operação, como logística, mobilização, testes e embarque da tripulação, abastecimento de provisões e a implementação do protocolo de saúde e segurança, a empresa não conseguiria iniciar as operações até meados de fevereiro, no mínimo, sendo que a temporada está prevista para terminar em março”, disse a MSC em comunicado.
A companhia ainda afirmou ter iniciado conversas com as autoridades relevantes brasileiras em julho, realizando reuniões e esclarecimentos periodicamente para a análise de sua proposta de operação.
A ideia era utilizar o novo protocolo de saúde e segurança que está em uso na Europa e que possibilitou a retomada dos cruzeiros no Mediterrâneo em agosto.
“Estamos tão desapontados quanto nossos hóspedes, por termos que adiar seus planos de férias, apesar de nossos esforços extenuantes para demonstrar que podemos operar com segurança e garantir o bem-estar de nossos clientes, da nossa tripulação e dos destinos que visitamos com o nosso protocolo comprovado e eficaz, líder do setor. Fizemos o nosso melhor para retomar as operações no Brasil com segurança e responsabilidade, assim como fizemos na Europa”, disse Adrian Ursilli, diretor geral da MSC Cruzeiros no Brasil.
Cruzeiros ao Prata já estavam cancelados
Antes de cancelar a temporada em sua totalidade, a MSC já havia anulado todos os cruzeiros entre 15 de novembro de 2020 – data originalmente marcada para o início da temporada – e 15 de janeiro de 2021.
Além disso, tinha cancelado a totalidade dos cruzeiros a bordo do MSC Musica e do MSC Sinfonia, que viajariam para a Argentina e Uruguai.
Agora estão também canceladas todas as viagens com embarque entre 16 de janeiro de 2021 e 31 de março de 2021 no MSC Seaview e MSC Preziosa.
“Infelizmente, o tempo está contra nós e não tivemos outra opção a não ser cancelar nosso programa de cruzeiros 2020/2021. Como empresa de cruzeiros líder no Brasil, essa foi uma decisão difícil de tomar, mas nosso compromisso com o país não mudará. Estaremos no Brasil mais fortes do que nunca na temporada 2021/2022, quando ofereceremos aos nossos hóspedes brasileiros, com os quais já temos um relacionamento de longa data, férias memoráveis, relaxantes e seguras”, acrescentou Ursilli, que também agradeceu hóspedes, colaboradores a bordo e em terra, agentes de viagens, parceiros, destinos e autoridades locais.
Passageiros receberão carta de crédito
Todos os hóspedes com reservas afetadas pelos mais recentes cancelamentos serão elegíveis para compensação:
- Os hóspedes receberão uma carta de crédito para um futuro cruzeiro no valor total da reserva originalmente paga;
- A carta de crédito pode ser usada até 31 de dezembro de 2021, em qualquer cruzeiro futuro com a MSC Cruzeiros até 30 de abril de 2022. A carta de crédito não se aplica para grupos, eventos e fretamentos;
- Adicionalmente, será concedido um crédito a bordo para ser utilizado em um próximo cruzeiro, sendo:
– EUR/USD 100 por cabine, para cruzeiros com até 6 noites (EUR/USD 50 no caso de cabine single)
– EUR/USD 200 por cabine, para cruzeiros de 7 ou mais noites (EUR/USD 100 no caso de cabine single); - O crédito a bordo será reembolsável.
Temporada 2021/2022 terá cinco navios
Com o cancelamento da temporada atual, o foco se volta para 2021/2022. Na ocasião, a MSC terá cinco navios na América do Sul, incluindo quatro com embarques no Brasil.
Pela primeira vez no Brasil, o MSC Seaside realizará embarques em Santos para roteiros de três a oito noites com destino ao Nordeste e Sudeste. Além disso, o MSC Splendida partirá da cidade, com roteiros rumo ao Prata, visitando Buenos Aires, Montevideo e Punta del Este.
Já o MSC Preziosa estreia no Rio de Janeiro, realizando roteiros para o Nordeste e Prata, além de mini-cruzeiros. O navio da classe Fantasia ainda faz cruzeiro curtos a partir de Santos em datas específicas.
A partir de Itajaí, o MSC Sinfonia oferecerá cruzeiros de sete noites para o Uruguai e Argentina. Enquanto o MSC Orchestra parte de Buenos Aires para o Brasil, em itinerários voltados ao mercado argentino.
Para ler mais sobre a temporada:
Texto (©) Copyright Daniel Capella (adaptado de MSC) / Imagem (©) Copyright Daniel Capella e MSC
Demorou.