A menos de um ano da estreia no Brasil, Costa Toscana é colocado para flutuar

0
Água inunda doca-seca e toca o casco do Costa Toscana pela primeira vez

A Costa Crociere celebrou, no dia 15 de dezembro, o lançamento ao mar de seu mais novo navio, o Costa Toscana. Para marcar a ocasião, a companhia realizou uma cerimônia no estaleiro Meyer Turku, onde a embarcação está sendo construída.

Agora flutuando, o Costa Toscana entra em fase de acabamento, com a instalação de sistemas e interiores. Sua entrada em operação está marcada para dezembro deste ano, com cruzeiro pelo Brasil.

Gêmeo do Costa Smeralda, o Toscana é parte de um plano de expansão do Grupo Costa que inclui a construção de sete navios até 2023, em um investimento de mais de seis bilhões de euros. Dos novos navios, cinco – incluindo o Toscana – são movidos a gás natural liquefeito (GNL), tecnologia voltada a redução de poluentes. 

“Apesar do cenário atual e desafiador, o Grupo Costa confirma seu investimento na expansão de frotas. Estamos confiantes na recuperação de nossa indústria e felizes com a chegada de novos navios como o Costa Toscana, que incorpora os atributos que queremos focar no futuro”, disse Mario Zanetti, CCO da Costa Crociere e presidente do Grupo Costa Ásia. 

Região da Toscana homenageada

Assim como os últimos navios inaugurados pela Costa, o Toscana foi projetado como uma homenagem à Itália. O novo flagship é inspirado na região que o batiza, e tem projeto e curadoria do designer de hospitalidade, Adam D. Tihany. De acordo com a Costa, o Toscana tem projeto que valoriza e traz à vida o melhor da região italiana.

Tihany trabalhou com um grupo de empresas de arquitetura internacionais, incluindo a Dordoni Architetti, a Jeffrey Beers International e Partner Ship Design, para projetar diferentes áreas do navio. Toda a mobília, iluminação, tecidos e acessórios foram fabricados na Itália e produzidos ou desenvolvidos especialmente por 15 parceiros selecionados.

Áreas externas do navio estão cobertas para proteger os trabalhadores do estaleiro das temperaturas extremas do inverno nórdico

Entre as atrações do navio estão o Spa Solemio, bares temáticos construídos em colaboração com grandes marcas italianas e 16 restaurantes e áreas de “experiências gastronômicas”. Nessa última categoria, o destaque é o restaurante LAB, onde o hóspede pode testar suas habilidades culinárias sob a supervisão dos chefes de cozinha do navio.

O “coração” do novo flagship será o “Colosseo”, átrio localizado no centro do navio que conta com três andares. Telas enormes, posicionadas nas paredes e na cúpula, oferecem a possibilidade de criar uma história diferente em qualquer parada e em cada momento da viagem.

O navio ainda terá quatro piscinas, uma delas interna e de água salgada, e um novo clube de praia, que recriará a experiência de um banho de mar.

Foco em sustentabilidade

Outro diferencial do Costa Toscana é o foco na sustentabilidade e na diminuição de impacto ambiental. De acordo com a Costa, o navio foi projetado para ser uma “cidade inteligente itinerante, com conceitos de soluções sustentáveis e economia circular”.

Com o uso do GNL como combustível, será possível eliminar virtualmente as emissões de dióxido de enxofre (zero emissão) e partículas de materiais na atmosfera (redução de 95-100%), enquanto se reduz significativamente as emissões de óxido de nitrogênio (redução direta de 85%) e gás carbônico (até 20% menor).

A bordo, plantas dessalinizadoras irão processar a água do mar diretamente para prover a demanda de fornecimento de água. Já o consumo de energia será reduzido ao máximo por meio de um sistema inteligente de eficiência energética.

Além disso, 100% da coleta seletiva e reciclagem de materiais como plástico, papel, vidro e alumínio serão realizadas a bordo como parte de uma abordagem integrada que visa apoiar projetos de economia circular.

Temporada inaugural no Brasil

Após partir do estaleiro em dezembro, o Costa Toscana fará sua temporada inaugural no Brasil. A primeira viagem do navio está marcada para o Réveillon, partindo de Santos em 26 de dezembro de 2021. O roteiro de uma semana passará por Salvador e Ilhéus, retornando a Santos em 2 de janeiro de 2022.

Nos meses seguintes, o navio segue realizando o mesmo itinerário. Entre 2 de janeiro e 10 de abril de 2022, serão 15 cruzeiros adicionais pelo Brasil, sempre com embarque em Santos e Salvador.

A temporada ainda inclui embarques no Carnaval e na Páscoa, cruzeiro que será o último roteiro do navio antes de sua partida para a Europa, marcada para 17 de abril de 2022.

Para ler mais sobre a temporada 2021/2022 da Costa no Brasil, clique aqui ou no link a baixo. 

Costa Toscana realizará temporada inaugural no Brasil em 2021/2022

Texto (©) Copyright Daniel Capella (adaptado de Costa) / Imagens (©) Copyright Costa/Meyer Turku

Compartilhar

Deixe um comentário:

Por favor, escreva seu comentário!
Preencha seu nome aqui