A Costa Crociere celebrou, no dia 15 de dezembro, o lançamento ao mar de seu mais novo navio, o Costa Toscana. Para marcar a ocasião, a companhia realizou uma cerimônia no estaleiro Meyer Turku, onde a embarcação está sendo construída.
Agora flutuando, o Costa Toscana entra em fase de acabamento, com a instalação de sistemas e interiores. Sua entrada em operação está marcada para dezembro deste ano, com cruzeiro pelo Brasil.
Gêmeo do Costa Smeralda, o Toscana é parte de um plano de expansão do Grupo Costa que inclui a construção de sete navios até 2023, em um investimento de mais de seis bilhões de euros. Dos novos navios, cinco – incluindo o Toscana – são movidos a gás natural liquefeito (GNL), tecnologia voltada a redução de poluentes.
“Apesar do cenário atual e desafiador, o Grupo Costa confirma seu investimento na expansão de frotas. Estamos confiantes na recuperação de nossa indústria e felizes com a chegada de novos navios como o Costa Toscana, que incorpora os atributos que queremos focar no futuro”, disse Mario Zanetti, CCO da Costa Crociere e presidente do Grupo Costa Ásia.
Região da Toscana homenageada
Assim como os últimos navios inaugurados pela Costa, o Toscana foi projetado como uma homenagem à Itália. O novo flagship é inspirado na região que o batiza, e tem projeto e curadoria do designer de hospitalidade, Adam D. Tihany. De acordo com a Costa, o Toscana tem projeto que valoriza e traz à vida o melhor da região italiana.
Tihany trabalhou com um grupo de empresas de arquitetura internacionais, incluindo a Dordoni Architetti, a Jeffrey Beers International e Partner Ship Design, para projetar diferentes áreas do navio. Toda a mobília, iluminação, tecidos e acessórios foram fabricados na Itália e produzidos ou desenvolvidos especialmente por 15 parceiros selecionados.
Entre as atrações do navio estão o Spa Solemio, bares temáticos construídos em colaboração com grandes marcas italianas e 16 restaurantes e áreas de “experiências gastronômicas”. Nessa última categoria, o destaque é o restaurante LAB, onde o hóspede pode testar suas habilidades culinárias sob a supervisão dos chefes de cozinha do navio.
O “coração” do novo flagship será o “Colosseo”, átrio localizado no centro do navio que conta com três andares. Telas enormes, posicionadas nas paredes e na cúpula, oferecem a possibilidade de criar uma história diferente em qualquer parada e em cada momento da viagem.
O navio ainda terá quatro piscinas, uma delas interna e de água salgada, e um novo clube de praia, que recriará a experiência de um banho de mar.
Foco em sustentabilidade
Outro diferencial do Costa Toscana é o foco na sustentabilidade e na diminuição de impacto ambiental. De acordo com a Costa, o navio foi projetado para ser uma “cidade inteligente itinerante, com conceitos de soluções sustentáveis e economia circular”.
Com o uso do GNL como combustível, será possível eliminar virtualmente as emissões de dióxido de enxofre (zero emissão) e partículas de materiais na atmosfera (redução de 95-100%), enquanto se reduz significativamente as emissões de óxido de nitrogênio (redução direta de 85%) e gás carbônico (até 20% menor).
A bordo, plantas dessalinizadoras irão processar a água do mar diretamente para prover a demanda de fornecimento de água. Já o consumo de energia será reduzido ao máximo por meio de um sistema inteligente de eficiência energética.
Além disso, 100% da coleta seletiva e reciclagem de materiais como plástico, papel, vidro e alumínio serão realizadas a bordo como parte de uma abordagem integrada que visa apoiar projetos de economia circular.
Temporada inaugural no Brasil
Após partir do estaleiro em dezembro, o Costa Toscana fará sua temporada inaugural no Brasil. A primeira viagem do navio está marcada para o Réveillon, partindo de Santos em 26 de dezembro de 2021. O roteiro de uma semana passará por Salvador e Ilhéus, retornando a Santos em 2 de janeiro de 2022.
Nos meses seguintes, o navio segue realizando o mesmo itinerário. Entre 2 de janeiro e 10 de abril de 2022, serão 15 cruzeiros adicionais pelo Brasil, sempre com embarque em Santos e Salvador.
A temporada ainda inclui embarques no Carnaval e na Páscoa, cruzeiro que será o último roteiro do navio antes de sua partida para a Europa, marcada para 17 de abril de 2022.
Para ler mais sobre a temporada 2021/2022 da Costa no Brasil, clique aqui ou no link a baixo.
Costa Toscana realizará temporada inaugural no Brasil em 2021/2022
Texto (©) Copyright Daniel Capella (adaptado de Costa) / Imagens (©) Copyright Costa/Meyer Turku