Há um ano, já sob a clara ameaça de uma pandemia, o MSC Fantasia se tornava o último navio de cruzeiro a realizar uma travessia com passageiros.
O navio da MSC Crociere partiu do Porto de Santos rumo a Europa em 10 de Março de 2020, um dia antes do surto de COVID-19 ser declarado uma ameaça mundial pela Organização Mundial da Saúde.
Quando embarcou os passageiros para a viagem, o MSC Fantasia pretendia realizar um roteiro tradicional de 17 noites rumo a Europa. Estavam previstas escalas em Búzios e Maceió, no Brasil; além de Funchal e Lisboa, em Portugal; Barcelona, St. Cruz de Tenerife e Cádiz, na Espanha; e Marselha, na França.
O porto francês, inclusive, havia se tornado o final da viagem, após duas paradas na Itália serem canceladas antecipadamente.
Escalas abortadas
No entanto, com o fechamento de portos e o rápido agravamento da pandemia, o navio não conseguiu fazer a maior parte das paradas do itinerário. Apenas o trecho brasileiro da viagem foi realizado normalmente, com todas as escalas subsequentes na Europa canceladas.
Em Maceió, inclusive, os hóspedes tiveram a opção de desembarcar e voltar para suas casas caso desejassem.
Os que permaneceram a bordo, conseguiram retornar ao Brasil via Lisboa. O MSC Fantasia atracou na capital portuguesa no dia 22 de Março, após quase 10 dias no mar.
Depois de alguns dias em quarentena a bordo, os passageiros autorizados a desembarcar do navio para serem repatriados imediatamente.
Último navio a atravessar o Atlântico com passageiros
Desde então, o MSC Fantasia mantém o título de último navio a realizar uma travessia com passageiros.
Os outros navios que ainda estavam no Brasil após 10 de Março, acabaram tendo suas programações canceladas. Após seguirem no país por mais alguns meses, voltaram para a Europa sem hóspedes e, no geral, apenas com tripulação mínima.
Com a extensão da pausa operacional, a continuidade da situação de calamidade da pandemia e o cancelamento da temporada 2020/2021, as embarcações seguem na Europa até o momento.
A viagem também foi a última do MSC Fantasia até este momento. Desde que desembarcou os passageiros em Lisboa, o navio seguiu para a Itália e continua aguardando a retomada de suas operações.
Antes do Fantasia, outros dois navios conseguiram atravessar o Atlântico com passageiros no começo de 2020: o Costa Pacifica e o Sovereign. Ambos, no entanto, também tiveram suas viagens encurtadas e alteradas pela pandemia de COVID-19.
Nas fotos, o MSC Fantasia é visto partindo do Porto de Santos no dia 10 de Março de 2020.
Texto e Imagens (©) Copyright Daniel Capella