A Bahia celebrou recentemente o fim da temporada de cruzeiros 2024/2025, que trouxe 82 escalas, além de mais de 300 mil visitantes aos seus portos.

Após começar no final de outubro de 2024, a estação levou cerca de 30 embarcações aos portos de Salvador e Ilhéus. Morro de São Paulo, Itacaré, Porto Seguro e Abrolhos também receberam navios de expedição e luxo durante esse período.

“Os cruzeiros fizeram uma contribuição importante para o recorde de turistas na Bahia durante a alta temporada de verão, com Salvador também servindo como porto de embarque, o que aumentou a duração da estadia dos visitantes na cidade”, disse Maurício Bacelar, Secretário de Turismo do Estado da Bahia (Setur-BA).

Último navio a passar pelo estado nessa temporada, o Costa Diadema atracou em Salvador no dia 23 de abril de 2025, durante sua travessia Brasil – Europa. De acordo com a Setur-BA, o navio da Costa Cruzeiros levou cerca de 4 mil passageiros ao terminal de cruzeiros Contermas.

Os hóspedes foram recebidos por um evento especial, disse a secretaria, que incluiu apresentações culturais como baianas típicas, roda de capoeira e a percussão do bloco afro Muzenza.

De acordo com a Setur-BA, a temporada gerou quase R$ 150 milhões para a economia baiana, trazendo benefícios para os serviços locais.

Destaques

MSC Orchestra Salvador
MSC Orchestra foi o primeiro navio de cruzeiro a visitar Salvador

A temporada 2024/2025 na Bahia teve como destaque a visita de navios como o SH Vega, da Swan Hellenic. Com capacidade para cerca de 150 passageiros, a embarcação de luxo realizou cruzeiros de expedição partindo de Salvador.

A estação ainda marcou o retorno da Cunard Line ao estado e ao Brasil após uma ausência de cinco anos, com escala do Queen Victoria em fevereiro.

Salvador ainda foi parada regular do MSC Grandiosa, navio que tem capacidade para mais de seis mil passageiros e detém o título de maior a navegar em águas sul-americanas.

Outros destaques da temporada incluem a primeira escala do novo Silver Ray, que entrou em serviço em 2024, e visitas regulares do MSC Orchestra e do MSC Seaview.

Texto (©) Copyright Daniel Capella (adaptado de Governo do Estado da Bahia) / Imagens (©) Copyright Governo do Estado da Bahia