A Crystal Cruises irá suspender temporariamente suas operações após a entrada em liquidação de sua empresa matriz, a Genting Hong Kong.
Especializada em viagens de luxo, a companhia opera uma frota de oito navios de alto padrão, que oferecem cruzeiros marítimos, fluviais e de luxo.
Já parada devido ao verão europeu, a frota de fluvial deve continuar sem operar até o fim de maio de 2022.
Os três navios marítimos, por outro lado, estão navegando com passageiros nesse momento. Viajando pelo Caribe, o Crystal Serenity e o Crystal Symphony retornarão para Oranjestad (Aruba) e Miami (Estados Unidos), respectivamente, encerrando seus cruzeiros atuais nos dias 30 e 22 de janeiro.
Já o Crystal Endeavor, projetado para viagens de expedição, está atualmente na Antártica e deve encerrar sua viagem em Ushuaia (Argentina), no próximo dia 4.
Após encerrar as viagens, os três navios terão todos os seus cruzeiros cancelados até o dia 29 de abril de 2022.
“Essa foi uma decisão extremamente difícil, mas foi prudente realizá-la em face ao ambiente de negócios atual e os desenvolvimentos recentes da situação de nossa empresa matriz, a Genting Hong Kong”, informou o presidente da Crystal Cruises, Jack Anderson, em um comunicado.
“A Crystal tem sido sinônimo de viagens de luxo por mais de 30 anos e nós estamos ansiosos para receber nossos passageiros de volta quando retomarmos operações”, acrescentou o executivo, agradecendo o apoio dos hóspedes e agentes de viagem durante este período de dificuldade.
Em nota enviada aos passageiros, a Crystal também informou estar trabalhando em um plano para repatriar os hóspedes após o encerramento dos cruzeiros.
Novas reservas para cruzeiros a bordo dos navios da companhia também foram suspensas.
Os afetados pela suspensão de serviço receberão reembolso total do valor pago pelos seus cruzeiros. De acordo com a Crystal, os hóspedes receberão o dinheiro de volta através da forma original de pagamento, sem precisar tomar nenhuma ação.
Tripulantes também serão enviados para suas casas
Após o encerramento das viagens atuais, os tripulantes dos três navios marítimos da Crystal também serão enviados para suas casas.
Com guarnecimento mínimo, as embarcações entrarão em lay-up logo em seguida.
Em um email enviado para seus funcionários, o presidente da Crystal agradeceu pelos serviços prestados.
“Do fundo do meu coração, obrigado por sua incansável dedicação e devoção à Crystal e também por entender essa situação muito difícil. Vocês são o coração e a alma da Família Crystal. Nós esperamos voltar aos mares e rios do mundo mais tarde, ainda este ano”, disse.
Genting Hong Kong entrou com pedido de liquidação
Empresa matriz da Crystal Cruises, a Genting Hong Kong entrou em liquidação no último dia 19. Sem caixa para pagar seus custos de operação e dívidas de curto prazo, a empresa disse ter exaurido todos os “esforços razoáveis” para conseguir financiamento adicional.
Além da Crystal, a Genting controla outras duas marcas, as asiáticas Star Cruises e Dream Cruises. Até poucas semanas, o grupo ainda controlava um grupo de estaleiros, o MV Werften da Alemanha.
Quarta maior operadora de cruzeiros do mundo, Genting Hong Kong entra em processo de liquidação
Texto (©) Copyright Daniel Capella (com informações de Cruise Critic e Crew Center) / Imagens (©) Copyright Daniel Capella e Crystal