Um dos maiores navios de cruzeiro do mundo, o Allure of the Seas, registrou recentemente um episódio de overbooking.
No último dia 29, a Royal Caribbean International informou os hóspedes que iriam embarcar no navio no dia seguinte sobre a situação. Segundo a companhia, um número maior de cabines do que o disponível a bordo havia sido vendido devido a um “problema de inventário”.
“Estamos cientes de que isso pode causar problemas para sua viagem, então, se os seus planos de viagem forem flexíveis, você pode tirar proveito de nossa oferta especial”, acrescentou a companhia, segundo o Cruise Hive.
Assim, a Royal Caribbean International ofereceu aos hóspedes algumas opções para tentar reverter a situação, sem cancelar nenhuma reserva unilateralmente.
O cruzeiro a bordo do Allure of the Seas tinha partida do porto de Galveston, nos Estados Unidos. Com sete noites, a viagem incluía paradas três paradas em destinos no México e Honduras.
Novo cruzeiro, nova data ou reembolso
Uma das opções oferecidas aos passageiros foi a de transferir sua reserva para a saída de 15 de maio a bordo do Voyager of the Seas.
Também partindo de Galveston, o cruzeiro visita portos no México, mas é mais curto, com apenas cinco noites, e não passa por Honduras.
Por conta disso, os hóspedes que optarem por essa opção receberam, além de reembolso de 100% do valor pago pelo cruzeiro original a bordo do Allure, um crédito de $300 dólares para gastos a bordo do Voyager.
Os passageiros também tiveram a opção de remarcar seus cruzeiros para outras datas a bordo do próprio Allure of the Seas. A Royal Caribbean International ofereceu datas em junho e julho, para saídas com o mesmo itinerário e duração.
Os hóspedes que optaram por remarcar a viagem não precisaram pagar diferença de preço e, caso a tarifa para a nova saída fosse menor que a paga pela categoria de cabine originalmente reservada, ainda receberam reembolso da diferença.
Essa alternativa, no entanto, não incluiu nenhum tipo de compensação adicional ou crédito a bordo.
A terceira opção oferecida aos passageiros era cancelar a viagem por completo. Nesse caso, os passageiros receberam um reembolso total do valor pago pelo cruzeiro, além de um crédito para cruzeiro futuro de 100% da tarifa.
Os hóspedes poderão usar a carta de crédito para reservar qualquer viagem a bordo de navios da Royal Caribbean International com partida até 30 de abril de 2024.
Reembolso de custos relacionados à mudança
Com o problema identificado apenas no dia anterior à viagem, a Royal Caribbean também informou aos passageiros que irá arcar com outros custos não-reembolsáveis relacionados às mudanças.
Tarifas de cancelamento ou mudança de hospedagem em hotel ou de transporte aéreo e terrestre, por exemplo, serão cobertas pela companhia.
Texto (©) Copyright Daniel Capella (adaptado de Cruise Hive) / Imagens (©) Copyright Daniel Capella