Após vários anos ausente dos itinerários, a cidade de Florianópolis pode voltar a receber navios de cruzeiro em breve. 

Em reunião com a CLIA Brasil e representantes das companhias que atuam no Brasil no final de maio, o secretario de Turismo, Cultura e Esporte da capital catarinense, Ed Pereira, fez tratativas para que a cidade receba uma escala teste já na temporada 2023/2024. 

O possível retorno dos navios a Florianópolis já havia ganhado destaque em abril, quando o governador de Santa Catarina Jorginho Mello declarou, durante um evento público. 

Segundo o ND+, o chefe do executivo estadual afirmou que a parada deve acontecer em 2024. O jornal local também afirmou, citando o secretário de Turismo Evandro Neiva, que o governo catarinense está empenhado em garantir a inclusão de Florianópolis nos roteiros nacionais dos Brasil. 

Ainda segundo a publicação, o local da escala teste ainda deve ser definido, e pode acontecer tanto em Jurerê como em Casnavieiras. 

Sem um porto onde possam atracar, os navios de cruzeiro que visitam Florianópolis precisam fundear em área próxima ao litoral, levando seus passageiros até a terra com o auxílio de barcos menores.  

Última escala em 2018

Grand Mistral
Antigo Grand Mistral foi um dos últimos navios a fazer paradas regulares em Florianópolis

O último navio a passar pro Florianópolis foi o MSC Preziosa, em 2018. Na ocasião, a embarcação da MSC Cruzeiros também realizou uma escala teste na cidade

Na ocasião, cerca de 2 mil passageiros desembarcaram na capital catarinense utilizando o píer de Casnavieiras – que operou com uma licença temporária da Antaq. 

Com o navio fundeado a cerca de quatro quilômetros do atracadouro, os hóspedes foram divididos em grupos de cem pessoas para a descida. Após trajeto de cerca de 25 minutos, eram recebidos com uma estrutura montada para a operação, que incluía tendas com artesanato, rendeiras e produtos da cultura local. 

No passado, Florianópolis chegou a ser parada regular dos navios que operavam as temporadas brasileiras.

Operadoras como a CVC e a Royal Caribbean International visitaram a cidade em diversas ocasiões, com navios como o Grand Mistral e o Splendour of the Seas. 

Texto (©) Copyright Daniel Capella (com informações de Governo de SC e ND+) / Imagens (©) Copyright Daniel Capella

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *