Segundo a Folha de São Paulo, o Costa Diadema e o MSC Seaview servirão como hotéis flutuantes durante a COP30, a Conferência das Nações Unidas sobre Mudança Climática, que acontece em Belém no próximo mês de novembro.

Ainda de acordo com o jornal, ainda que não tenha fechado suas contratações, o Governo Federal apresentou os navios aos representantes de 103 embaixadas durante uma apresentação recente em Brasília.

Durante o evento, o secretário extraordinário para a COP30, Valter Correia, disse que as embarcações ficarão disponíveis entre os dias 5 e 22 de novembro, desde a véspera e um dia após a finalização da conferência.

A Folha ainda disse que o Costa Diadema e o MSC Seaview ficarão atracados no Porto de Outeiro. Os passageiros dos navios serão recepcionados no terminal hidroviário de Belém, que, segundo o Governo Federal, terá sua área duplicada para a função.

Operado pela Costa Cruzeiros, o Costa Diadema tem capacidade para receber cerca de 5 mil passageiros em ocupação máxima. Já o MSC Seaview é operado pela MSC Cruzeiros e pode acomodar mais de 5,3 mil pessoas em ocupação máxima.

check-in MSC Seaview Santos
MSC Seaview

Confirmados para a próxima temporada de cruzeiros brasileira, os navios escolhidos serão os maiores a navegar no país durante a estação 2025/2026.

O Governo Federal anunciou sua intenção de utilizar navios de cruzeiro para complementar a capacidade hoteleira em Belém em agosto de 2024.

Na ocasião, a Casa Civil disse que as embarcações seriam contratadas pelo governo como hotéis flutuantes, em parceria com empresas do setor de turismo e navegação.

A operação tem como objetivo garantir a adequada recepção dos milhares de participantes esperados para o evento, acrescentou o órgão.

Correia também tinha dito que a Embratur vinha negociando o fretamento de navios de expedição, que são menores e mais luxuosos, e poderiam ser dedicadas individualmente a cada uma das delegações.

Texto e Imagens (©) Copyright Daniel Capella