Representantes do Governo do Estado, da MSC Cruzeiros e prefeituras se reuniram no final de julho para discutir os preparativos para a recepção dos cruzeiristas que começarão a chegar ao estado em escalas regulares.
Paranaguá estreia nos itinerários da companhia italiana na temporada 2023/2024, com escalas regulares do MSC Lirica.
De acordo com o governo do estado, o navio realizará 15 paradas semanais na cidade, entre 1º de dezembro de 2023 e 8 de março de 2024. A previsão é que o navio leve cerca de 2,2 mil hóspedes ao porto, entre 1,2 mil brasileiros e 1 mil estrangeiros.
A escala paranaense é parte de um novo roteiro de uma semana da MSC Cruzeiros que inclui também visitas às cidades de Itajaí, em Santa Catarina, Punta del Este, no Uruguai, e Buenos Aires, capital argentina.
Planejamento
De acordo com Irapuan Cortes, que preside o Serviço Autônomo Viaje Paraná, órgão estadual criado para promover o setor turístico, o recente encontro teve como objetivo alinhamento os órgãos envolvidos com a operação, de forma a garantir que tudo “saia conforme o planejado”.
“Este é um momento de inovação para o Paraná, em que as secretarias estaduais e as prefeituras precisam estar muito bem preparadas para receber os turistas que chegarão ao nosso Litoral”, afirmou.
“A gente está organizando essa chegada com os municípios, que precisam entender qual o papel de cada um nesse processo, e que podem contar com o apoio do Governo do Estado, assim como a MSC”, acrescentou.
Embarque e desembarque de passageiros
A parada de navios de cruzeiro em Paranaguá não é novidade, mas esta será a primeira vez em que a cidade também contará com a operação de embarque e desembarque de passageiros.
Inicialmente, a MSC Cruzeiros disponibilizou cerca de 350 cabines por escala para as partidas do Paraná.
Segundo a diretora de Operações e Serviços da companhia no Brasil, Marcia Leite, cerca de 50% de todas as passagens disponíveis para Paranaguá já foram comercializadas até o momento.
“É um momento importante não só para Paranaguá e o Paraná, mas também para a MSC, que sempre está buscando novos destinos e que tinha o Estado como um objetivo”, explicou.
“Esperamos que este seja apenas o início de uma parceria que deve crescer e que pode ser ampliada para outras cidades paranaenses através do engajamento de todos. O que prevalece é o fomento à economia da região e às comunidades litorâneas”, acrescentou.
Receptivo
A secretária de Cultura e Turismo de Paranaguá, Maria Plahtyn, explicou que o município, em parceria com o Estado, tem se planejado para fornecer a infraestrutura necessária para atender os turistas.
Entre as medidas, está a criação de dois espaços para recepção dos passageiros. O principal receptivo ficará ao lado do Santuário de Nossa Senhora do Rocio, que fica a menos de dois quilômetros da área de desembarque do Porto.
O espaço também servirá de ponto de partida para passeios de barco pela baía de Paranaguá, através de uma estrutura recentemente reformada pela prefeitura.
“A gente vai ter o ‘Mega Rocio’, com capacidade para mais de três mil pessoas e que fica localizado próximo ao cais do Porto e com fácil acesso ao Centro da Cidade”, explicou.
O outro deverá ser instalado no Centro Histórico de Paranaguá, local mais turístico devido às construções centenárias, restaurantes típicos e o Aquário Municipal e ponto de partida de passeios tradicionais, como a Ilha do Mel.
“Teremos uma estrutura para os visitantes que querem passear por Paranaguá e também espaços para que os municípios vizinhos divulguem os seus atrativos”, informou.
Texto (©) Copyright Daniel Capella (adaptado de Agência Estadual de Notícias do Paraná) / Imagem (©) AEN/PR e Portos do Paraná