As manobras no Porto de Santos foram suspensas na tarde deste domingo (5/11) devido à condições meteorológicas adversas.
Segundo a Prefeitura de Santos, a cidade entrou em estado de atenção na última madrugada devido a uma ressaca marítima.
Citando previsões do Núcleo de Pesquisas Hidrodinâmicas (NPH) da Universidade Santa Cecília, a administração municipal afirmou que eram esperadas ondas de até 2,8 metros de altura no período da tarde, além de ventos intensos na região costeira.
Ainda segundo a prefeitura, as condições climáticas foram causadas por uma frente fria, que avança pelo litoral de São Paulo.
A Marinha do Brasil também emitiu um aviso de ressaca para o trecho entre Ilha Comprida (SC) e São João da Barra (RJ), que alerta para ondas de até 3,5 metros na região.
Dessa forma, as manobras no Porto de Santos acabaram sendo temporariamente suspensas pouco antes das 15h deste domingo.
Por volta das 19h, o complexo seguia fechado para a operação de navios segundo o site da Praticagem de Santos.
MSC Preziosa está atracado
O MSC Preziosa teve sua partida afetada pelo fechamento do Porto de Santos. Ainda atracado no Cais do Armazém 31/32, o navio da MSC Cruzeiros tinha partida prevista para às 18h deste domingo.
A embarcação deve seguir viagem assim que o porto reabrir. Segundo o site da Praticagem de Santos, porém, ainda não há horário confirmado para a manobra.
Após atracar na madrugada desse domingo, o MSC Preziosa inicia um mini-cruzeiro para o Sul. Com quatro noites, o itinerário prevê escalas em Balneário Camboriú e Porto Belo, além de um dia inteiro de navegação.
Seu retorno para Santos está marcado para o dia 9 de novembro – dia em que começam os fretamentos para cruzeiros temáticos da PromoAção.
Atualização: Após retomada parcial das operações, o MSC Preziosa seguiu viagem por volta das 22h deste domingo. O atraso não deve impactar no itinerário do navio, que prevê escalas em Balneário Camboriú e Porto Belo.