
O condado de Bay, no estado norte-americano da Flórida, ofereceu US$ 3 milhões para ter o SS United States afundado em área mais próxima à sua costa.
Sem operar há mais de 50 anos, o antigo transatlântico foi adquirido pelo condado de Okaloosa, também na Flórida, para ser transformado no maior recife artificial do mundo.
Após navegar pela primeira vez em cerca de 30 anos, a embarcação está atualmente no porto de Mobile, no estado norte-americano do Alabama, para se preparar para sua nova função.
Durante o processo, o SS United States terá suas chaminés e mastros removidos, enquanto ganha buracos em seu casco e superestrutura para permitir acesso da vida marinha e mergulhadores.
Transatlântico dos anos 1950 terá chaminés removidas e casco perfurado antes de ser afundado
De acordo com o Channel 7 News WJHG, um local exato para o posicionamento do navio ainda não foi confirmado pelo condado de Okaloosa.
Interessado nos benefícios econômicos de ter o recife artificial próximo também a sua costa, o condado de Bay resolveu fazer a oferta aos organizadores do projeto.
“Estamos empolgados que o navio irá se tornar o maior recife artificial do mundo, então gostaríamos de telo mais próximo possível de Panama City. Estamos trabalhando em parceria com o condado de Okaloosa e acreditamos que irá ser ótimo para a nossa indústria dos mergulhos, trazendo muita gente para a área”, Patrick Green, dono da Panama City Diving, contou ao WJHG.
A iniciativa, que foi adotada pelo conselho do condado, partiu da comunidade de mergulhadores, da qual Green faz parte.

“Se olharmos para o imposto econômico que outras operações similares tiveram aqui no passado, é algo que irá duplicar nossos negócios, trazendo mais de 7 mil passageiros extra por ano”, disse Green.
A ideia do condado de Bay é oferecer os US$ 3 milhões para que o condado de Okaloosa possa investir em marketing para o projeto, além de contribuir com o processo de preparação do navio.
“Estamos trabalhando com o condado de Okaloosa há um bom tempo e isso é algo muito importante. Temos uma comunidade de mergulhadores muito forte e uma comunidade de pescadores importante no condado de Bay, então é algo bem relevante para nós”, disse Dan Rowe, diretor executivo do conselho de desenvolvimento turístico do condado de Bay.
Se o condado de Okaloosa concordar com a proposta, o SS United States será afundado cerca de 20 milhas mais próximo de Panama City do que originalmente planejado.
Recife Artificial
O projeto de transformação do SS United States em um recife artificial vem acontecendo desde o final de 2023. A ideia dos organizadores é transformar o antigo transatlântico em um polo para a vida marinha que servirá como habitat para diversas espécies de peixes e animais.
De acordo com o condado de Okaloosa, o recife artificial ainda servirá como um atrativo turístico para a região, se tornando um polo para mergulhos e atividades náuticas.

Um dos últimos sobreviventes da era de ouro das viagens transatlânticas, o SS United States foi construído em Newport News, na Virginia, nos EUA, e originalmente entrou em operação nos anos 1950.
Considerado um dos últimos transatlânticos reais ainda existentes, o SS United States foi construído para realizar viagens de linha, oferecendo viagens intercontinentais ainda antes do advento dos aviões a jato.
Em fevereiro, o navio deixou o porto da Filadélfia, onde estava atracado há 30 anos, seguindo para Mobile, onde é agora preparado para sua última viagem.
Após 30 anos imóvel, transatlântico dos anos 1950 parte dos EUA em última viagem
Texto (©) Copyright Daniel Capella (com informações de WJHG) / Imagens (©) Copyright Okaloosa Board of County Commissioner