O condado de Bay, no estado norte-americano da Flórida, ofereceu US$ 3 milhões para ter o SS United States afundado em área mais próxima à sua costa.

Sem operar há mais de 50 anos, o antigo transatlântico foi adquirido pelo condado de Okaloosa, também na Flórida, para ser transformado no maior recife artificial do mundo.

Após navegar pela primeira vez em cerca de 30 anos, a embarcação está atualmente no porto de Mobile, no estado norte-americano do Alabama, para se preparar para sua nova função.

Durante o processo, o SS United States terá suas chaminés e mastros removidos, enquanto ganha buracos em seu casco e superestrutura para permitir acesso da vida marinha e mergulhadores.

Transatlântico dos anos 1950 terá chaminés removidas e casco perfurado antes de ser afundado

De acordo com o Channel 7 News WJHG, um local exato para o posicionamento do navio ainda não foi confirmado pelo condado de Okaloosa.

Interessado nos benefícios econômicos de ter o recife artificial próximo também a sua costa, o condado de Bay resolveu fazer a oferta aos organizadores do projeto.

“Estamos empolgados que o navio irá se tornar o maior recife artificial do mundo, então gostaríamos de telo mais próximo possível de Panama City. Estamos trabalhando em parceria com o condado de Okaloosa e acreditamos que irá ser ótimo para a nossa indústria dos mergulhos, trazendo muita gente para a área”, Patrick Green, dono da Panama City Diving, contou ao WJHG.

A iniciativa, que foi adotada pelo conselho do condado, partiu da comunidade de mergulhadores, da qual Green faz parte.

SS United States
SS United States chegou ao Alabama em março

“Se olharmos para o imposto econômico que outras operações similares tiveram aqui no passado, é algo que irá duplicar nossos negócios, trazendo mais de 7 mil passageiros extra por ano”, disse Green.

A ideia do condado de Bay é oferecer os US$ 3 milhões para que o condado de Okaloosa possa investir em marketing para o projeto, além de contribuir com o processo de preparação do navio.

“Estamos trabalhando com o condado de Okaloosa há um bom tempo e isso é algo muito importante. Temos uma comunidade de mergulhadores muito forte e uma comunidade de pescadores importante no condado de Bay, então é algo bem relevante para nós”, disse Dan Rowe, diretor executivo do conselho de desenvolvimento turístico do condado de Bay.

Se o condado de Okaloosa concordar com a proposta, o SS United States será afundado cerca de 20 milhas mais próximo de Panama City do que originalmente planejado.

Recife Artificial

O projeto de transformação do SS United States em um recife artificial vem acontecendo desde o final de 2023. A ideia dos organizadores é transformar o antigo transatlântico em um polo para a vida marinha que servirá  como habitat para diversas espécies de peixes e animais.

De acordo com o condado de Okaloosa, o recife artificial ainda servirá como um atrativo turístico para a região, se tornando um polo para mergulhos e atividades náuticas.

SS United States
Navio foi rebocado em operação que durou quase duas semanas

Um dos últimos sobreviventes da era de ouro das viagens transatlânticas, o SS United States foi construído em Newport News, na Virginia, nos EUA, e originalmente entrou em operação nos anos 1950.

Considerado um dos últimos transatlânticos reais ainda existentes, o SS United States foi construído para realizar viagens de linha, oferecendo viagens intercontinentais ainda antes do advento dos aviões a jato.

Em fevereiro, o navio deixou o porto da Filadélfia, onde estava atracado há 30 anos, seguindo para Mobile, onde é agora preparado para sua última viagem.

Após 30 anos imóvel, transatlântico dos anos 1950 parte dos EUA em última viagem

Texto (©) Copyright Daniel Capella (com informações de WJHG) / Imagens (©) Copyright Okaloosa Board of County Commissioner