A American Queen Voyages decidiu encerrar suas operações nesta semana. Com uma frota de sete navios, a companhia norte-americana irá descontinuar todos os seus itinerários, além de fechar escritórios e dispensar funcionários.
De acordo com a companhia, a decisão foi tomada por conta de condições de negócio desfavoráveis e dificuldades em obter capital suficiente com taxas comercialmente viáveis.
“A American Queen Voyages tomou a difícil decision de fechar e cancelar todos os seus cruzeiros futuros. Passageiros e clientes devem esperar receber reembolsos completos dos valores pagos pelas viagens”, disse a companhia em um comunicado.
Fundada em 2011, a companhia tinha diversos escritórios nos Estados Unidos, incluindo centrais administrativas em Fort Lauderdale, na Flórida, e Nova Orleans, na Louisiana.
Há alguns anos, a empresa era parte do grupo Hornblower, conglomerado que opera passeios de barco em diversos portos e cidades dos EUA.
Frota e itinerários
A American Queen Voyages operava uma frota de quatro navios fluviais nos rios dos Estados Unidos, além de dois navios de cruzeiro costeiros e uma embarcação própria para expedições.
A frota fluvial incluía o American Queen, considerado o maior navio fluvial movido à vapor já construído.
Uma reprodução das embarcações clássicas que navegavam pelo Mississippi nos anos 1800, o navio entrou em operação em 1995 e tem capacidade para cerca de 450 passageiros.
Em seus interiores, estão recriações de ambientes de época, incluindo um salão de espetáculos inspirado pelo Ford Theater – casa de shows inaugurada em 1863 que acabou famosa pelo assassinato de Abraham Lincoln.
Outras duas embarcações da frota, o American Duchess e o American Countess foram inspirados pelo próprio American Queen. Os navios foram construídos para a companhia e também operavam no Mississippi e seus afluentes, incluindo os rios Ohio, Illinois, Cumberland, e Tennessee.
A American Queen Voyages ainda operava o American Empress no Pacífico Noroeste, com cruzeiros pelos rios Columbia e Snake.
Desde 2021, a companhia ainda operava os três navios da frota da antiga Victory Cruise Lines.
Especializada em cruzeiros costeiros e viagens de expedição, a companhia foi adquirida pela American Queen Voyages em 2019.
Além de temporadas de verão no Alasca, os navios da empresa realizavam itinerários pelos Grandes Lagos e a região do Canadá e Nova Inglaterra.
Texto (©) Copyright Daniel Capella / Imagens (©) Copyright American Queen Voyages