Um protocolo de intenções para as obras de mudança do terminal de cruzeiros de Santos já foi assinado, afirmou o deputado federal Paulo Alexandre Barbosa.
Operado pela Concais S/A, o terminal de cruzeiros da cidade atualmente opera na região do Macuco. O projeto de transferência das instalações prevê a construção de uma nova infraestrutura para cruzeiros no bairro do Valongo.
Ocupando área atualmente arrendada à Ecoporto, o novo terminal também será administrado pela Concais.
O protocolo de intenções foi assinado na presença do presidente da Concais, Luis Antonio Floriano, do prefeito Rogério Santos e do diretor-presidente da Autoridade Portuária de Santos (APS), Anderson Pomini, durante a inauguração do Parque Valongo.
O evento aconteceu no dia 5 de julho e também contou com a presença do próprio deputado, além do vice-presidente Geraldo Alckmin e outras autoridades.
Em vídeo publicado em suas redes sociais, Paulo Alexandre Barbosa ainda destacou os benefícios da mudança.
“A transferência do terminal de passageiros é um gol para de placa para toda a Baixada Santista”, disse, fazendo alusão a uma partida de futebol da Seleção Brasileira.
As novas instalações irão colocar a região “em outro patamar em termos de turismo e desenvolvimento econômico”, acrescentou o deputado.
“Essa mudança é fundamental para o processo de revitalização do Centro de Santos”, disse Barbosa, destacando uma nova linha de VLT e o próprio Parque Valongo.
Construído em área antes ocupada pelos armazéns históricos do Porto de Santos, o Parque Valongo foi aberto ao público no começo de julho.
De acordo com a Prefeitura de Santos, o espaço serve como novo equipamento turístico e de lazer da cidade, contando com quadra de beach tênis, parque infantil, jardim e uma roda gigante
Apenas em 2027
Respondendo a um comentário, o perfil de Barbosa também falou sobre do prazo para a mudança proposta.
Apesar da expectativa, a transferência do terminal só deve ser realizada a partir de 2027, disse ele.
Em 2018, a Concais S/A assinou uma renovação de seu contrato de arrendamento com o Governo Federal, estendendo sua concessão do terminal de cruzeiros de Santos até 2038.
Texto (©) Copyright Daniel Capella / Imagens (©) Copyright divulgação