Ilhabela recebeu três navios de cruzeiro no último final de semana, com escalas no sábado (7/12) e domingo (8/12). De acordo com a prefeitura municipal, as paradas levaram mais de dez mil passageiros para a cidade, movimentaram o comércio e garantindo renda para a economia local.
O MSC Orchestra foi o primeiro navio a visitar Ilhabela no período, com escala no sábado. O navio da MSC Cruzeiros levou cerca de 3,3 mil passageiros para Ilhabela. A maioria dos turistas a bordo era brasileira, afirmou a prefeitura da cidade, mas também estiveram a bordo grupos de diferentes nacionalidades.
Realizando embarques no Rio de Janeiro, o MSC Orchestra ainda tem mais cinco escalas em Ilhabela programadas nesta temporada.
Já no domingo, o movimento foi mais intenso com a chegada de dois navios, o MSC Poesia e o Costa Pacifica.
De acordo com a Prefeitura de Ilhabela, o navio da MSC Cruzeiros levou cerca de 3,3 mil turistas argentinos para a cidade, marcando o início das visitas de cruzeiros internacionais.
Já o navio da Costa Cruzeiros faz sua terceira escala na ilha, com cerca de 3,8 passageiros, majoritariamente brasileiros. Em temporada pelo Brasil desde o final de novembro, o navio realiza embarques em Santos.
Ainda segundo a administração da cidade, os passageiros que desembarcaram tiveram à disposição diversas opções de passeio e lugares para conhecer. Os lugares mais visitados são praias como a do Curral, Saco da Capela e Jabaquara, cachoeiras como a dos Três tombos, Toca e Veloso, além dos roteiros culturais como o Centro Histórico (Vila), Fazenda do Engenho D’água e Museu Náutico.
60 escalas em 2024/2025
Após começar em novembro, a temporada 2024/2025 de cruzeiros ainda terá mais de 60 escalas de navios em Ilhabela.
De acordo com a prefeitura da cidade, cerca de 70% dos cruzeiristas descem dos navios durante as paradas, movimentam estabelecimentos como bares, restaurantes e quiosques, e gerando serviço para organizadores de passeios e agências de turismo.
“Esta promete ser a maior temporada de cruzeiros marítimos dos últimos anos, e estamos prontos para receber os turistas desse importante segmento, que é essencial para nossa economia”, afirma o prefeito de Ilhabela, Toninho Colucci.
Um estudo da CLIA Brasil (Cruise Lines International Association) e da FGV estima um gasto médio de R$ 668,91 por visitante, evidenciando o potencial econômico do segmento de cruzeiros para as cidades de escala.
Confira a lista completa de escalas em Ilhabela na temporada 2024/2025:
Escalas de Navios de Cruzeiro em Ilhabela na temporada 2024/2025
Texto (©) Copyright Daniel Capella (adaptado de Prefeitura de Ilhabela) / Imagens (©) Copyright Prefeitura de Ilhabela