Ilhabela recebeu a primeira escala da temporada 2024/2025 no último dia 30, com o World Navigator, da Atlas Ocean Voyages.
De acordo com a prefeitura da cidade, a estação será a maior dos últimos 12 anos, com um aumento significativo no número de visitantes e no impacto econômico.
Após começar no final de outubro, a temporada irá se extender até o dia 16 de abril de 2025 e deve trazer 280.000 passageiros a Ilhabela, superando os recordes anteriores.
“Esta promete ser a maior temporada de cruzeiros marítimos dos últimos anos, e estamos prontos para receber os turistas desse importante segmento, que é essencial para nossa economia”, afirmou o Prefeito de Ilhabela, Toninho Colucci.
Ainda de acordo com a administração municipal, Ilhabela receberá 68 escalas durante a temporada 2024/25, com expectativa de que paradas adicionais sejam confirmadas nas próximas semanas.
A movimentação econômica também deve ser histórica, disse a prefeitura, citando estudo da CLIA e FGV que aponta gasto médio de R$ 668,91 por visitante.
“Estamos confiantes de que esta temporada superará a anterior em impacto econômico e na recepção de turistas”, completou Colucci.
O World Navigator deu início à temporada local durante um cruzeiro de sete noites pela América do Sul, que partiu do Rio de Janeiro em 27 de outubro de 2024.
Operado pela Atlas Ocean Voyages, o navio de expedição trouxe aproximadamente 200 hóspedes a Ilhabela como parte de um itinerário de reposicionamento que termina em Montevidéu, Uruguai.
A partir de 24 de novembro de 2024, Ilhabela receberá navios de cruzeiro maiores, incluindo o Costa Pacifica e o MSC Grandiosa.
Outros navios que devem visitar a cidade durante a temporada incluem o Artania, da Phoenix Reisen, o Odyssey, da Villa Vie, e o Silver Ray, da Silversea.
O preparo da cidade para receber o público incluiu reuniões com representantes da CLIA Brasil, Marinha do Brasil e demais autoridades do setor, garantindo um planejamento detalhado e receptivo à altura das expectativas.
Texto (©) Copyright Daniel Capella (com informações de Prefeitura de Ilhabela) / Imagens (©) Copyright Prefeitura de Ilhabela