
A Costa Cruzeiros vem trabalhando para diminuir o desperdício de comida a bordo de seus navios, disse o Diretor de Alimentos & Bebidas do Costa Diadema Massino Leimer.
Em entrevista com o Portal Word Cruises a bordo do navio, o oficial destacou que a ação é parte da estratégia de sustentabilidade da companhia.
“Produzimos muita comida a bordo. No geral, os passageiros, e mesmo os tripulantes, não estão acostumados a ter todos estes alimentos ao seu redor o dia todo. Isso os leva a pegar mais do que podem comer”, explicou Leimer.
Em sua temporada brasileira, o Costa Diadema oferece refeições 24 horas por dia no buffet, criando uma “abundância de comida” que frequentemente leva ao desperdício, observou ele.
Para combater esse problema, a equipe do navio educa os passageiros a serem responsáveis com as porções e a repetir posteriormente, se ainda estiverem com fome.
“Tentamos explicar a eles que precisam ser responsáveis e pedimos que peguem o que podem comer. Mesmo uma porção menor, assim podem voltar ao buffet para mais, se necessário”, acrescentou Leimer.

Ainda de acordo com o diretor, a tendência vai além do Costa Diadema e atualmente é um foco para toda a frota da Carnival Corporation, empresa da qual a Costa Cruzeiros faz parte.
“Não se trata apenas do custo da comida, mas também da vergonha de jogar toneladas de comida fora”, enfatizou, observando que o Diadema também conta com biodigestores para resíduos alimentares.
Outras iniciativas
Além de tentar diminuir o desperdício de alimentos, a Costa Cruzeiros ainda trabalha com outras iniciativas para tornar o setor de a Alimentos & Bebidas mais sustentável.
Entre elas está a remoção das toalhas de mesa de todos os restaurantes a bordo. O Costa Diadema foi um dos primeiros navios a deixar de usar o acessório.
“Nós costumávamos lavar centenas de toalhas de mesas todos os dias, consumindo milhares de livros de água e produtos químicos,” disse, acrescentando que a ação tem impacto também no consumo de energia, e consequentemente combustível, do navio.
Navios da Costa deixam de usar toalhas de mesa em seus restaurantes; entenda
Texto e Imagens (©) Copyright Daniel Capella