
O Porto de Paranaguá deve ganhar um novo terminal de cruzeiros nos próximos anos. Segundo o governo estadual do Paraná, o projeto foi anunciado pelo governador Carlos Massa Ratinho Junior neste domingo (13/4), durante visita ao porto de Miami, nos Estados Unidos.
A nova infraestrutura deve ficar pronta nos próximos anos e contará com área específica dedicada aos navios de cruzeiro, que poderiam realizar operação de embarque e desembarque de passageiros.
“Nos próximos meses, teremos a conclusão do projeto do terminal de passageiros, que será o primeiro da história do Porto de Paranaguá”, anunciou Ratinho Junior, enquanto participava de missão internacional na Flórida.
De acordo com o governo estadual, o PortMiami – que recebe anualmente mais de 6 milhões de passageiros de cruzeiro – servirá como referência para as instalações dedicadas a cruzeiros em Paranaguá.
Tradicionalmente dedicado ao transporte de cargas, o porto paranaense serviu como ponto de embarque para navios da MSC Cruzeiros nos últimos dois anos.

Ainda segundo a administração paranaense, a expectativa é de que a construção de uma estrutura fixa para cruzeiros possa atrair novos navios e outras empresas do ramo.
“As atividades turísticas do Paraná têm crescido acima da média nacional nos últimos anos, com o Estado se tornando um destino cada vez mais frequente de visitantes de outros estados e países. A construção do terminal de passageiros do Porto de Paranaguá é mais uma medida que busca consolidar este grande potencial econômico”, acrescentou Ratinho Junior.
Além da construção de um terminal de cruzeiros, Paranaguá também planeja uma revitalização de seu centro histórico que deve incluir requalificação urbana da região, de forma a reforçar seu potencial turístico.
Projeto é liderado pela Portos do Paraná
O projeto de construção de um novo terminal de cruzeiros em Paranaguá foi iniciado em agosto de 2024 e é liderado pela Portos do Paraná, acompanhada pela Secretaria de Estado da Infraestrutura e Logística (Seil).
A empresa pública estadual contratou, via licitação, uma empresa especializada na área de engenharia para a elaboração do projeto básico de implantação da nova infraestrutura, a um custo de aproximadamente R$ 386 mil.
Pelo documento firmado entre as partes, a previsão é de que empresa entregue o projeto básico ainda no primeiro semestre de 2025. Na sequência, a Portos do Paraná iniciará o processo de obtenção das licenças ambientais necessárias para a instalação do terminal junto ao Ibama.
Além do terminal de passageiros, a Portos do Paraná também está elaborando um projeto para um berço de atracação preferencial aos navios de cruzeiro. Estão ainda sendo realizados estudos de dragagem para dragagem do acesso ao canal e da bacia de evolução que será utilizada pelas embarcações.

A contratação inclui projetos de implantação e de estruturas, dragagem e sinalização náutica, bem como estudos de modelagem hidrodinâmica e morfodinâmica, dimensionamento dos acessos náuticos, calado seguro, atracação, amarração, análise preliminar de riscos e simulações de manobras de navios.
“É possível aproveitar uma região em que já existe operação portuária, um berço onde recebemos os navios ro-ro, compatibilizando com o recebimento dos navios de cruzeiro”, explicou o diretor de Engenharia e Manutenção da Portos do Paraná, Victor Kengo.
Além do berço para atracação, o projeto também prevê uma área marítima para embarcações que farão o transporte dos passageiros do terminal até as áreas turísticas.
Como parte deste trabalho, a Portos do Paraná realizou, no último mês de março, uma primeira simulação de manobras e estudos náuticos com navios de cruzeiro.
Uma equipe de engenheiros participou do estudo e resultados serão incorporados ao projeto básico para implantação do berço de cruzeiros de Paranaguá. Os testes ocorreram no Tanque de Provas Numérico da Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (TPN-USP), em São Paulo.
O simulador utilizou informações coletadas na Baía de Paranaguá, como marés, correntezas e rajadas de vento, com cálculos e projeções em tempo real para diferentes cenários de manobras dos navios.
Texto (©) Copyright Daniel Capella (adaptado de Governo do Estado do Paraná) / Imagens (©) Copyright Governo do Estado do Paraná (primeira) e Daniel Capella (restantes)