De volta ao Brasil após alguns anos ausente, o ex-Blue Dream voltou o Porto do Rio de Janeiro durante o carnaval. Em temporada pela América do Sul, o navio da Azamara Club Cruises foi um dos oito a escalar o Píer Mauá no último dia 16.

Velho conhecido do mercado brasileiro, o Azamara Journey retornou ao Brasil nesta temporada na mais recente de suas encarnações pela Azamara Club Cruises, do grupo Royal Caribbean. Novamente com casco azul, o navio esteve no Píer Mauá para o carnaval, em escala com duas pernoites, entre 16 e 17 de fevereiro.

Na ocasião, foi um dos navios oito navios que ficaram atracados juntos no terminal de cruzeiros carioca por algumas horas. Oitavo navio a chegar, o Journey atracou no cais A9, bem distante do terminal, que já atendia sete navios. Entretanto, ficou apenas por algumas horas nessa localização; por volta do meio dia, um dos navios já atracados, o Pacific Venus partiu em direção a Santos, e teve seu berço próximo ao Píer Mauá ocupado pelo Azamara Journey. Nas fotos o navio é visto chegando ao seu novo ponto de atracação.

Um dos navios da R Class, o Azamara Journey chamava-se originalmente R6, e operava pela Renaissance Cruises. Entregue em 2000, navegou por pouco tempo com sua companhia original, já que esta acabou por fechar as portas ainda em 2001. Logo após entrar no mercado, foi fretado pela Pullmantur, que, apesar de não ter oficialmente mudado o seu nome, passou a chamá-lo de Blue Star. Após alguns anos com este nome, foi renomeado Blue Dream e adquirido pela Pullmantur.

Nesta época, veio ao Brasil várias vezes, em fretamento da CVC, que o operou tanto para embarques no Sudeste quanto para embarques no Nordeste. Com a compra da Pullmantur pelo grupo Royal Caribbean em 2006, o Blue Dream acabou fazendo parte de um novo negócio da Celebrity Cruises, que pretendia operar também navios menores, assim como uma de suas concorrentes, a Princess Cruises.

O plano original era que o R6 fosse transferido para a frota da Celebrity e renomeado Celebrity Journey. Entretanto, antes de sua realização, o plano foi alterado, e a Royal Caribbean decidiu criar uma submarca para a operação do Journey e de seu gêmeo Quest. Assim surgiu a Azamara Cruises, que foi renomeada Azamara Club Cruises em 2009 e opera até hoje os dois navios. O Journey não vinha ao Brasil desde a temporada 2011/2012, quando ainda possuía o casco branco original da companhia. Estivemos a bordo do navio em sua mais recente escala no Rio no dia 19, e em breve apresentaremos a nossos leitores seus interiores e suas características.

 Texto e Imagens (©) Copyright Daniel Capella.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *