Costa com Favolosa, Serena, Magica e Fortuna em 2012/2013?

7
Um dos navios da classe Concordia. 

Possivelmente. A programação da companhia para a época continua indefinida, em especial após as várias mudanças que ocorreram nos últimos meses, e que culminaram com o não lançamento do catálogo anual. Porém, baseado no histórico da companhia na América do Sul, na atual temporada, e em algumas escalas agendadas no porto de Buenos Aires, é possível especular o futuro da companhia na América do Sul.

A área da piscina do Costa Magica

Tradicionalmente, a Costa procura mudar ao menos um de seus navios na região, por outro mais novo, possibilitando assim, ter sempre uma novidade na América do Sul. Desta vez, porém, pela primeira vez em sua história a companhia tem quatro navios em águas sul-americanas. Sendo que um deles é o mítico Costa Victoria, que fará, muito provavelmente, sua última temporada no Brasil com as atuais características. Explica-se: após a temporada brasileira, o navio seguirá para a Ásia, onde operará o ano inteiro. Após voltar desse continente (provavelmente após 2013) deverá passar por uma reforma ao estilo das que passarão o Classica e Romantica, ou mesmo ser transferido a outra filial do grupo Carnival, como a Ibero.

Portanto, a volta do Costa Victoria já é uma opção descartada. Costa Romantica e Classica, também estão descartados, já que o primeiro estreará roteiros para a Austrália, com ida e volta a Itália na época, e o segundo, muito provavelmente estará em estaleiro para passar a ser NeoClassica. Do resto da frota, somente o Deliziosa não é opção, já que estará fazendo o cruzeiro de volta ao mundo.

A partir dessas informações, a companhia tem duas opções: aumentar drasticamente a oferta, trazendo quatro navios da classe Destiny (os navios da classe Destiny são as variações do Costa Magica e Fortuna), ou trazer três gêmeos da Destiny como fará em 2011/2012, e substituir o Victoria por um navio um pouco maior, da classe Spirit (da classe Spirit fazem parte o Mediterranea, o Atlantica, o Luminosa e o Deliziosa). A princípio, ambas as hipóteses teriam a mesma força, porém, um fato mudou essa história nas últimas semanas.

Como sabemos, as companhias costumam planejar seus itinerários com antecedência, por políticas internas, e também para atender a solicitação que alguns portos fazem, de agendar as escalas com em média um ano de antecedência. Alguns portos fornecem sites com previsões das escalas previstas, um deles é o de Buenos Aires, que já possui sua planilha de escalas para a temporada 2012/2013. Nessa, constam escalas de três navios da Costa: Serena, Magica e Fortuna.

Seguindo a linha de pensamento da companhia, de trazer um novo navio por temporada, e de manter o maior navio na rota do Nordeste, concluímos que a novidade da temporada será o Costa Favolosa, que é gêmeo do Serena, Pacifica e Concordia. Assim, teríamos uma temporada com quatro navios da classe Destiny: Favolosa e Serena que são gêmeos, e Magica e Fortuna também gêmeos, e que são a base do projeto do Favolosa e Serena.

Costa serena  Venice.
Costa Serena em Veneza. 

Daí, deduz-se que o Favolosa ficará baseado em Santos e Rio, com os roteiros rumo ao Nordeste, e também com o novo roteiro da companhia: Praias Tropicais. O Serena que deverá ser o maior a fazer o Prata, provavelmente fará os roteiros que nessa temporada são do Victoria, com embarque em Santos, Rio de Janeiro, Montevideo e Buenos Aires. Já Fortuna e Magica deverão ficar baseados, um em Santos, com destino a Buenos Aires, e outro em Buenos Aires com destino ao Brasil, ainda não é possível definir qual.

Porém, lembremos que ainda estamos muito distantes da temporada em questão, e que muitas mudanças podem acontecer, ainda mais, nesse caso, quando tudo ainda não é certo. 

Texto (©) Copyright Daniel Capella.
Imagens (©) Copyright Costa Crociere, Jorge Ferreira e Iaian Flockhart.
Compartilhar

7 Comentários

  1. Bom dia Daniel,gostei das novidades,bem que a Royal Caribbean podia adiantar alguma novidade para nós também não acha?Gostei da Foto do Vision também.Parabéns pelo blog.Abraços Eliana Frandsen.

  2. Olá Daniel, o catálogo anual da Costa que vc colocou como não tendo sido lançado é o da próxima temporada 2011/2012, da América do Sul? Se for esse catálogo a que vc se referiu, ele já foi lançado sim, há pouco tempo, e está disponível no site 'costacruzeirosvirtual'. Parabéns pelo seu blog. Abraços, Paula.

  3. Paula, obrigado pelo comentário, mas não, o catálogo a que me refiro é o anual, com os roteiros mundiais. Esse ainda não foi lançado, por isso até criaram o exclusivo para a América do Sul que antes não existia. Falei sobre isso na última quarta: http://worldcruises1.blogspot.com/2011/08/costa-lanca-novo-catalogo-exclusivo.html

    Emerson,
    Não sei se você chegou a ler a postagem inteira (não te culpo se não tiver, escrevi demais mesmo…), mas tudo indica que eles novamente não virão. Infelizmente, já que eu também preferia que mandassem um dos dois.

    Eliana,
    Boa Tarde, pois é, bem que eles podiam, mas parece que não vão mesmo. Apesar de eu torcer pelo contrário. Que bom que gostou.

  4. Hola a tutti vi scrivo dall'Italia questo blog è veramente fantastico scusate se scrivo in italiano ma purtroppo non parlo il portoghese ma un poco lo capisco spero che voi capite la mia lingua 🙂
    E veramente incredibile come Costa ha già programmato alcuni dei suoi itinerari in America del Sud per il 2013, in questi giorni in Italia sta per uscire un nuovo catalogo 2012 con tutte le modifiche dei programmi e la Costa NeoRomantica ha in programma nuove rotte in Australia e Nuova Zelanda da Melbourne per la stagione 2012-2013, quindi la Costa Favolosa effettuerà l'itinerario Santos-Rio-Bahia-Ilheus-Ilhabela-Santos nel 2013 e la Costa Serena la classica rotta per Buenos Aires e Punta del Este, sperando che in questa programmazione del 2013 ritorno la bella crociere in Terra del fuoco che Costa effettuava fino a tre o quattro anni fà con una bella nave come la Costa Atlantica o la Costa Luminosa, spero di ritornare in Brasil nel 2013 sono stato già nel 2004 con la Costa Tropicale rotta da Santos fino all'estremo nord est del paese come dimenticare le bellissime spiagge di Maceiò al bellissimo borgo di Buzios che mi ricorda molto Portofino o Portocervo qui in Italia, al folle divertimento in nave dei ritmi brasiliani 🙂
    Hola a tutti dall'Italia:))

  5. São 4 Mega Navios. realmente o Costa Victoria esta meio fora da linha dos q vem p/ américa do sul da Costa Cruzeiros !!!
    essa temporada fiz pelo Costa Fortuna, Excelente nem parece q vc esta em um Navio !!!

Deixe um comentário:

Por favor, escreva seu comentário!
Preencha seu nome aqui