MSC Orchestra em Ilhéus. |
Na ocasião, o presidente da Associação, Ricardo Amaral, e os vice-presidentes Renê Hermann e Alexandre Zachello, além do vice-presidente executivo – Cláudio Carneiro e o diretor de relações institucionais, Flávio Peruzzi, apresentaram dados e informações sobre a atividade de Cruzeiros Marítimos no Brasil.
Durante a vista, Ricardo Amaral ressaltou a importância do setor de Cruzeiros para o turismo nacional e, principalmente, para as regiões onde os navios fazem suas escalas; apresentou dados a respeito do impacto econômico que a atividade representa; e sinalizou que, por causa de gargalos específicos e da complexa carga tributária brasileira, a oferta de navios vem apresentando declínio, o que faz com que o país e os destinos turísticos percam importante fonte de receita.
O deputado Valadares Filho relatou ter ficado bastante impressionado com as informações apresentadas durante o encontro e reconheceu que um melhor entendimento das autoridades a respeito de Cruzeiros Marítimos pode orientar para ações efetivas e que fomentem a atividade no Brasil, ocasionando, inclusive, um aumento no número de estrangeiros que viajam ao país em roteiros internacionais que passam por nosso litoral.
A CLIA Abremar Brasil tem presença constante nas reuniões da CTD e pretende estreitar ainda mais as ações com seus membros, na busca da consolidação do país como um dos principais destinos de Cruzeiros Marítimos. “Uma das metas da Associação é fazer da região nordeste um pólo de atração turística para os cruzeiristas brasileiros e estrangeiros. Para tanto, há planos para estender a atividade de Cruzeiros para o ano todo”, relatou Amaral.
Os parlamentares presentes ao encontro afirmaram que a participação da entidade em Audiências Públicas promovidas pela CTD é fundamental para o esclarecimento de dúvidas sobre o setor de Cruzeiros e para que se entenda melhor algumas questões desta atividade, como, por exemplo, a presença dos navios nos mega eventos esportivos – Copa 2014 e Olimpíadas 2016.